As correlações entre cultura, materialismo e educação a partir da situação de crianças migrantes em Santa Catarina (Brasil) e nos Estados Unidos da América

Autores

  • Soraya Franzoni Conde Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina
  • Karina Strohhaecker Lisa Alcubierre Rede Municipal de Educação Infantil de Florianópolis, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86361

Palavras-chave:

Cultura, Materialismo, Educação, Trabalho, Crianças migrantes

Resumo

O objetivo deste texto é discutir a categoria ‘cultura’ em relação às condições de vida e educação de crianças migrantes desde a perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético. O presente texto é parte de duas pesquisas sobre crianças migrantes, em Santa Catarina (Brasil) e nos Estados Unidos da América. A primeira foi realizada pela segunda autora durante seu mestrado em educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre 2015 e 2017, com crianças migrantes na Rede Municipal de Educação de Florianópolis, por meio de estudos, observações, entrevistas e rodas de conversas com as crianças migrantes na escola. Já a segunda foi realizada durante o pós-doutorado da primeira autora na City University of New York, em 2020, com crianças migrantes latinas exploradas em trabalhos rurais nos Estados Unidos da América, por meio de observações de campo, da análise de relatórios sobre o trabalho e a imigração no campo, estudos teóricos e entrevistas com ativistas, imigrantes latinos e conversas com crianças trabalhadoras. Por fim, conclui que as realidades pesquisadas, mesmo que por caminhos e objetivos distintos, denunciam a essência dos processos migratórios, ultrapassando a aparência superficial da diversidade cultural e da liberdade de escolha individual por migrar. A migração é expressão de um processo social e familiar de luta por melhores condições de vida e sobrevivência, bem como das crises capitalistas criadoras de uma massa de trabalhadores sobrantes e que perambulam em busca de melhores condições de vida e de trabalho. Crianças migrantes expressam a imbricada correlação entre classe, trabalho e cultura, evidenciando a importância de uma abordagem materialista para os estudos culturais.

 

Biografia do Autor

Soraya Franzoni Conde, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina

Atualmente é professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da UFSC e dos Programas de Pós Graduação em Educação e em Serviço Social da UFSC. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT/CED-CFH/UFSC), doutora em Educação e mestre em Sociologia Política pela UFSC com pesquisa sobre o trabalho, a escola e as crianças no campo, as condições de trabalho dos professores de educação infantil. Graduada em Pedagogia com experiência na educação infantil, na educação do campo e na pesquisa com movimentos sociais do campo. Sua pesquisa de doutorado versa sobre a relação entre a escolarização e o trabalho infantil no campo em municípios fumicultores catarinenses. Realizou doutorado sanduíche em Portugal, pesquisando o trabalho infantil, as políticas públicas de erradicação e as metodologias de pesquisas empregadas no país. Atua principalmente nos seguintes temas: trabalho infantil, trabalho e educação, educação infantil, educação do campo, educação infantil do campo, condições de trabalho docente.

Karina Strohhaecker Lisa Alcubierre, Rede Municipal de Educação Infantil de Florianópolis, SC, Brasil

Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Mestra e doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT/UFSC).

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

Conde, S. F., & Alcubierre, K. S. L. . (2023). As correlações entre cultura, materialismo e educação a partir da situação de crianças migrantes em Santa Catarina (Brasil) e nos Estados Unidos da América. Perspectiva, 41(2), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86361

Edição

Seção

A Cruzada das Crianças