A arte de civilizar-se por meio dos livros de leitura: um estudo das séries graduadas da escola primária paulista (1890- 1904)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54124

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar as operações de civilidade impressas e impostas nos livros de leitura produzidos para três Séries Graduadas, bem como os processos de formação do habitus social pela leitura. Para tal intento, toma como fonte as Séries Graduadas, de autoria de eminentes professores, como Felisberto de Carvalho, Romão Puiggari, Arnaldo de Oliveira Barreto e João Köpke. As três Séries que alcançaram circulação expressiva nas escolas paulistas entre o final do século XIX e o início do século XX. Com base no corpus conceitual constituído por Norbert Elias é que os procedimentos, os instrumentos, as fontes e as direções de análise foram definidas, uma vez que interessa examinar práticas e processos de modelação dos sujeitos crianças que viviam o tempo social da infância, pelos quais se constituem como configurações mentais ou psíquicas, e nos quais cognição, sentimento, atitude, comportamento, valor, não são passíveis de abstração.

Biografia do Autor

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professora Associado I da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo- EFLCH / UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Docente do curso de Pedagogia, na área de Educação Infantil. 

Referências

A PROVINCIA DE SÃO PAULO. 05.11.1880.

ARQUIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Ordem: E02681; E02838; E02772, E02513.

CARVALHO, F. R. P. de. Primeiro livro de Leitura. 4ª ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1946a.

CARVALHO, F. R. P. de. Quarto livro de Leitura. 4ª ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1946d.

CARVALHO, F. R. P. de. Quinto livro de Leitura. 4ª ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1897.

CARVALHO, F. R. P. de. Segundo livro de Leitura. 4ª ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1946c.

CARVALHO, F. R. P. de. Terceiro livro de Leitura. 4ª ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1946b.

KÖPKE. J. Florilégio contemporâneo; quinto livro de leitura para uso das escolas secundárias. 7ªed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1914. (Série Rangel Pestana).

KÖPKE. J. Primeiro livro de leituras morais e instrutivas para uso das escolas primárias. 28ªed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1911. (Série Rangel Pestana).

KÖPKE. J. Leituras práticas. 13ªed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1927. (Série Rangel Pestana).

KÖPKE. J. Segundo livro de leituras morais e instrutivas para uso das escolas primárias. 61ªed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1928. (Série Rangel Pestana).

KÖPKE. J. Quarto livro de leituras para uso das escolas primárias e secundárias. 22ªed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1931. (Série Rangel Pestana).

KÖPKE. J. Terceiro livro de leituras morais e instrutivas para uso das escolas primárias. 64ªed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1950. (Série Rangel Pestana).

PUIGGARI, R. BARRETO, A.de O. Quarto Livro de leitura. [?] ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1909.

PUIGGARI, R. BARRETO, A.de O. Terceiro livro de leitura. 16ªed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1919.

PUIGGARI, R.; BARRETO, A. de O. Primeiro Livro de leitura. 37 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1931.

PUIGGARI, R.;BARRETO, A.de O. Segundo Livro de leitura. 36 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1934.

BATISTA, A. A.G.; GALVAO, A.M. de O.; KLINKE, K. Livros escolares de leitura: uma morfologia (1866-1956). Revista. Brasileira de. Educação. Rio de Janeiro, n. 20, p. 27-47, ago.2002.

BELO, M. D. Série graduada de leitura Puiggari-Barreto: artefatos materiais, ideários e práticas na configuração da escola primária paulista (1890 - 1920). 2013.130p. Relatório de Iniciação Científica- UNIFESP, Guarulhos.

BELO, M. D.; PANIZZOLO, C. A Série de Leitura Puiggari-Barreto: 'escrita por pena de mestre, inspirada por alma de criança'. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil),Campinas, v.VIII, p.2589 – 2592. 2014.

BELO, M. D.; PANIZZOLO,C. A construção da infância brasileira através dos livros de leitura. In: 4tas Jornadas de Estudios sobre la infancia: Lo público en lo privado y lo privado en lo público. 2015. Buenos Aires: Acta Académica, 2015. v.1. p.178 – 200.

CABRINI, C. A. Memória do livro didático: os livros de leitura de Felisberto Rodrigues Pereira de Carvalho. 1994. Dissertação de Mestrado- Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo, São Paulo.

CARVALHO, M. M. C. de. A escola e a República e outros ensaios. 1 ed. Bragança Paulista: EDUSF, 2003. (Estudos CDAPH – Série historiografia).

CHARTIER, A., HÉBRARD, J. Discursos sobre a leitura; 1880-1980. 1 ed. Trad.: Osvaldo Biato e Sérgio Bath. São Paulo: Ática, 1995.

CHARTIER. R. Leituras e leitores na França do antigo regime. 1 ed. São Paulo: UNESP, 2004. 395p.

ELIAS, N. O processo civilizador, formação do estado e civilização. 1 ed. Tradução Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1993. 307 p.

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. 1 ed. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1994 a. 201p.

ELIAS, N. O processo civilizador, uma história dos costumes. 1 ed. Tradução Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994 b. 277p.

ELIAS, N. Norbert Elias por ele mesmo. 1 ed. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. , 2001.166p.

ELIAS, N. Escritos e ensaios. 1. Estado, processo, opinião pública. 1 ed. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. 238p.

HALLEWELL, L. O livro no Brasil; sua história. 1 ed. Trad. Maria da Penha Villalobos e Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: T. A. Queiroz, Edusp, 1985. (Coleção Coroa Vermelha: Estudos brasileiros; v.6)

LEÃO, A. B. Norbert Elias & a educação. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 95p.

MENESES, M. F.de. Circulação dos professores diplomados na escola normal de São Paulo pela instrução publica (1890-1910). 2012. Dissertação de mestrado- FE-USP, São Paulo.

OLIVEIRA, C. R. G. A. De; SOUZA, R. F.de. As faces do livro de leitura. Cadernos Cedes; educação, sociedade e cultura no século XIX; discursos e sociabilidades. Campinas, nº52, p.25-40. 2000.

OLIVEIRA, C. R.G. A. de. As séries graduadas de leitura na escola primária paulista (1890-1910). 2004. Dissertação de mestrado- UNESP, Araraquara.

OLIVEIRA, C.R. G. A. de; SOUZA, R. F. de. As faces do livro de leitura. In: Anais do Congresso Brasileiro de História da Educação. 2002. p. 1- 10.

PANIZZOLO, C. A propagação dos modernos preceitos pedagógicos: materiais, métodos e práticas nas escolas paulistas em fins do século XIX. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação: circuitos e fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013, Cuiabá: Sociedade Brasileira de História da Educação, 2013. v.1. p.1 – 15.

PANIZZOLO, C. João Köpke e a escola republicana; criador de leituras, escritor da modernidade. 2006.Tese de doutoramento. PUC-SP.

PANIZZOLO, C.; ABREU, G. S. A. de. Civilizar para a leitura, civilizar pela leitura: um estudo sobre os livros de leitura de João Köpke. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.58, p.1899 – 1907. 2012.

PFROMM NETO, S.; ROSAMILHA, N.; DIB, C. Z. O livro na educação. 1 ed. Rio de Janeiro: Primor/INL, 1974.

REVEL, J. Os usos da civilidade. 1 ed. ARIÈS, P., CHARTIER, R. (orgs). História da vida privada; da Renascença ao Século das Luzes – São Paulo: Companhia das Letras, p.169-210, 1999.

SOUZA, R. F. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). 1 ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

VERÍSSIMO, J. A educação nacional. 3ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

VILLELA, H. Construtores de uma pedagogia “à brasileira”: Felisberto de Carvalho e Francisco Alves, um encontro gerador. In: I Seminário Brasileiro sobre livro e história editorial. 2004, p. 1- 16.

WARDE, M. J. O itinerário de formação de Lourenço Filho por descomparação. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: Autores Associados, nº 5, p. 125-68, jan/jul. 2003.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Panizzolo, C. (2019). A arte de civilizar-se por meio dos livros de leitura: um estudo das séries graduadas da escola primária paulista (1890- 1904). Perspectiva, 37(3), 816–841. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54124

Edição

Seção

Dossiê Infância, Cultura e História