Propostas de leitura e escrita de professores em cursos de licenciaturas: indícios dos modelos de letramento acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86060

Palavras-chave:

Professores de licenciaturas, Modelos de letramento acadêmico, Práticas de leitura e de escrita

Resumo

Temos o objetivo de identificar indícios dos modelos de letramento acadêmico no que dizem professores sobre suas práticas pedagógicas com a leitura e a escrita em cursos de licenciatura. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 professores de universidades públicas e comunitárias de Santa Catarina. O principal escopo teórico advém dos estudos do letramento acadêmico, especialmente Lea e Street (2006), quando nos apresentam três modelos de letramento acadêmico. A análise dos dados evidenciou que não há um modelo predominante, e que há indícios indicando a ocorrência de práticas inerentes aos três modelos. Predominou a intenção de que os estudantes se insiram no espaço acadêmico, nos usos linguísticos a ele inerentes, no domínio dos gêneros acadêmicos ou na constituição de uma dada identidade, como estudantes e como futuros professores.

Biografia do Autor

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Santa Catarina, Brasil

Doutora e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) e do Curso de Letras da Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Santa Catarina, Brasil.

Adriana Fischer, Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Santa Catarina, Brasil

Doutora  em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.  Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da FURB - Blumenau, Brasil.

Referências

ABAURRE, Maria Bernadete Marques et al. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas, SP: Associação de Leitura do Brasil (ALB)/Ed. Mercado de Letras, 1997.

ACAFE. Associação Catarinense das Fundações Educacionais. Disponível em: https://acafe.org.br/site/. Acesso em: 01 dez. 2021.

ASSIS, Juliana A. Representações sobre os textos acadêmico-científicos: pistas para a didática da escrita na universidade. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 801-815, maio-ago. 2014. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/482. Acesso em: 15 jun. 2021.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BRASIL. [BNCC (2018)]. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. [DCN (2019)]. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Brasília, 2019.

CARLINO, Paula. Leer textos científicos y académicos en la educación superior: Obstáculos y bienvenidas a uma cultura nueva. Uni-Pluriversidad, Medellín, v. 3, n. 2, p. 17-23, 2003. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/unip/article/view/12289/11146. Acesso em: 25 jun. 2021.

FERREIRA, Maria M.; LOUSADA, Eliane. G. Ações do laboratório de letramento acadêmico da Universidade de São Paulo: Promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 69, n. 3, p. 125-140, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2016v69n3p125. Acesso em: 25 jun. 2021.

FIAD, Raquel Salek. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369, dez. 2011. [2. Parte]. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116. Acesso em: 16 jun. 2021.

FISCHER, Adriana. “Dimensões escondidas” e “instrução explícita” em práticas de letramento acadêmico: o caso do relatório de projeto em um curso de Engenharia de Portugal. Linguagem & Ensino, Pelotas, RS, v. 15, n. 2, p. 487-504, jul./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15429. Acesso em: 20 jun. 2021.

FISCHER, Adriana; DIONÍSIO, Maria de Lourdes. Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, SC, v. 6, n. 1, p. 79-93, jan./abr. 2011. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2349. Acesso em: 19 jun. 2021.

GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

GEE, James Paul. Social Linguistics and Literacies: ideologies in Discourse. London: Falmer Press, 1990.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

HYLAND, Ken. Disciplinary discources: social interactions in academic writing. Michigan: University of Michigan, 2004.

KLEIMAN, Angela B. Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves; BOCH, Françoise (Orgs.). Ensino de língua: representação e letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006. p. 75-91.

KLEIMAN, Angela; VIANNA, Carolina; DE GRANDE, Paula. “Sem querer ir contra pessoas tão ilustres...”: construção e negociação identitárias do professor entre discursos de (des)legitimação. Scripta, Belo Horizonte, v. 17, n. 32, p. 173-194, 1. sem. 2013. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2013v17n32p173/pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.

KOERNER, Rosana Mara. Indícios de um estilo em dados de aquisição da escrita. Sínteses – Revista dos Cursos de Pós-Graduação, Campinas, SP, v. 9, p. 219-229, 2004. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/sinteses/article/view/6296. Acesso em: 15 jul. 2021.

LEA, Mary R.; STREET, Brian Vincent. The “Academic Literacies” model: theory and applications. Theory into Practice, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006.

LILLIS, Theresa; HARRIGTON, Kathy; LEA, Mary; MITCHELL, Sally (Orgs.). Working with academic literacies: case studies toward transformative practice. Fort Collins, Colorado: WAC Clearinghouse, 2015.

LILLIS, Theresa; SCOTT, Mary. Defining academic literacies research: issues of epistemology, ideology and strategy. Journal of Applied Linguistics, v. 4, n. 1, p. 5-32, 2007. Disponível em: https://journal.equinoxpub.com/JALPP/article/view/13216. Acesso em: 10 jun. 2021.

MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/447V3NsPPCpdQNBfgGLdd8n/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2021.

NATALE, Lucia. III ROCA — Rodas de Conversas Acadêmicas: conhecendo experiências: tecendo redes — Conversa 05. (LILA — Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-científicos. UEL; Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Instituto Federal do Paraná (IFPR)). Vídeo do Youtube, em 04 out. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AV-VeWvdgoI. Acesso em: 04 out. 2021.

SILVA, Marta C. da.; BOTELHO, Laura S.; OLIVEIRA, Marília de C. C. A produção de resumos acadêmicos na universidade: percepções de modelos de ensino-aprendizagem na perspectiva dos letramentos. Trab. Linguist. Aplic., Campinas, SP, n. 60.2, p. 580-594, maio/ago. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103181310246411820210612. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/zBRxjr5GLSxyPvg58yVnh9t/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2021.

SITO, Luanda; MORENO, Emilce. Prácticas letradas académicas más allá del déficit: una revisión crítica de literatura. Enunciación, v. 26, n. especial, p. 149-169, 2021. DOI: https://doi.org/10.14483/22486798.16747. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/enunc/article/view/16747. Acesso em: 10 jun. 2021.

STREET, Brian. Dimensões “Escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p541. Acesso em: 19 jun. 2021.

STREET, Brian. Learning to read from a social practice view: Ethnography, schooling and adult learning. Prospects, n. 46, p. 335-344, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11125-017-9411-z. Acesso em: 19 jun. 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. O que é práxis? In: VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales — CLACSO/São Paulo: Expressão Popular, 2007. p. 219-237.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Koerner, R. M., & Fischer, A. . (2022). Propostas de leitura e escrita de professores em cursos de licenciaturas: indícios dos modelos de letramento acadêmico. Perspectiva, 41(4), 01–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86060