Marcas de professores na trajetória de vida de jovens egressos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e87075Palavras-chave:
Escola, Egressos, ProfessoresResumo
O que egressos podem falar sobre os efeitos do espaço escolar em suas vidas? Quais seus olhares para a escola e para os professores, cinco anos depois da conclusão do Ensino Médio? O presente artigo tem como objetivo discutir as percepções de egressos do Ensino Médio acerca das marcas de professores em sua trajetória de vida. Para tal, apresenta-se o projeto de pesquisa em andamento (2020-2022), intitulado “A escola, cinco anos depois: olhares de egressos”, que contou, até o momento, com a participação de 14 jovens egressos de escolas do interior do Rio Grande do Sul. Considerando os estudos de Larrosa (2018); Masschelein e Simons (2018) e Biesta (2018; 2020), o aporte teórico explora as dimensões da docência, abordando os gestos e as maneiras de ser professor. Por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas de modo online, durante 2020 e 2021, os jovens compartilharam suas vivências na escola e no momento atual. Com o auxílio da técnica de análise textual discursiva, foram elaboradas três unidades de análise: dos gestos com a matéria; da escuta e do socorro e da vocação para o ofício de professor, que versaram sobre as maestrias com a matéria, a importância dos professores e suas marcas na vida dos estudantes e, inclusive, seus efeitos na escolha da profissão vindoura.
Referências
ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016. p. 221-247.
BANKS, Marcus. Dados visuais para pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BÁRCENA, Fernando. Notícias do interior de uma sala de aula: desde um certo amor pelo estudo. In: LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jaques (Orgs.). Elogio do professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 47-80.
BIESTA, Gert. J. J. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação, v. 41, n. 1, p. 21-29, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29749/16843. Acesso em: 05 dez. 2022.
BIESTA, Gert J. J. A (re)descoberta do ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
LARROSA, Jorge. Elogio da escola (Org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen Christine. P de professor. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jaques (Orgs.). Elogio do professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
MASSCHELEIN, Jan. Fazer escola: a voz e a via do professor. In: LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jaques (Orgs.). Elogio do professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 25-46.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
PENNAC, Daniel. Diário de Escola. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jaques. Uma skholé para professores: o estudo como dimensão constitutiva do ofício de professor. Teoría De La Educación. Revista Interuniversitaria, v. 31, n. 2, p. 109-130, 2019. Disponível em: https://revistas.usal.es/index.php/1130-3743/article/view/teri.20862. Acesso em: 05 dez. 2022.
SCHWERTNER, Suzana Feldens. Fotografias em discurso: as funções da escola em foco. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 27, p. 133-150, 2019. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/10930#:~:text=Como%20os%20estudantes%20concluintes%20do,de%20sentidos%20aos%20olhares%20jovens%3F&text=Os%20jovens%20foram%20convidados%20a,fun%C3%A7%C3%B5es%20da%20escola%20na%20atualidade. Acesso em: 05 dez. 2022.
SCHWERTNER, Suzana Feldens; CONRAD, Jaqueline. Pesquisar entre jovens e imagens: a escola no caminho. Criar Educação, Criciúma, v. 9, n. 1, p. 243-263, 2021. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/4141/5732. Acesso em: 05 dez. 2022.
SCHWERTNER, Suzana Feldens; MUNHOZ, Angélica Vier. Fotografias na escola: discursos de jovens estudantes. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 2, n. 03, p. 37-46, 2018. Disponível em: http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/107/133. Acesso em: 05 dez. 2022.
SILVA, Clebson Assis da; SCHWERTNER, Suzana Feldens. O curso de pedagogia e suas possibilidades profissionais. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7027/6209. Acesso em: 05 dez. 2022.
SILVA, Clebson Assis da; SCHWERTNER, Suzana Feldens; ZANELATTO, Elisângela Mara. Grupos focais: desafios e possibilidades na pesquisa qualitativa. Debates em Educação, Alagoas, v. 11, n. 24, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6852/pdf. Acesso em: 05 dez. 2022.
ZANOTELLI, Alissara; MUNHOZ, Angélica Vier. A tendência em si nos basta? Uma reflexão acerca das tendências pedagógicas. In: MUNHOZ, Angélica Vier; GIONGO, Ieda Maria (Orgs.). Observatório da educação III: práticas pedagógicas na educação básica. Porto Alegre: Criação Humana/Evangraf, 2017. p. 19-27. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/230/pdf_230.pdf. Acesso em: 05 dez. 2022.
WOODGATE, Roberta Lynn; ZURBA, Melanie; TENNENT, Pauline. Worth a thousand word? Advantages, challenges and opportunities in working with photovoice as qualitative research method with youth and their families. Forum: qualitative social research, v. 18, n. 1, 2017. Disponível em: http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/2659/4045. Acesso em: 05 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Suzana Feldens Schwertner, Bianca Isabel Pederiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.