Letramento acadêmico e a construção de sentido nas leituras de um gênero
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p569Abstract
O objetivo deste trabalho é caracterizar como as diferentes formas de leitura situada de um gênero contribuem para que alunos se assumam insiders em contexto acadêmico. Os dados em análise foram coletados em 2005 e 2006, em um curso brasileiro de licenciatura, através de observações participantes e de entrevistas orais. Esses dados constituem parte dos eventos nomeados reflexivo-transformativos, incluindo leitura, produção e análise linguística do gênero discursivo crônica jornalística. Esses eventos também integram o modelo dialógico dos letramentosacadêmicos, que se reporta à construção de sentidos, à identidade, ao poder, à autoridade e à natureza institucional do que conta como conhecimento no contexto de um curso de Letras. Por se realizar um acompanhamento longitudinal do trabalho com leitura, discutem-se dados de duas alunas, relativos ao gênero crônica, em duas disciplinas acadêmicas. Os resultados comprovam que, para as alunas, são ferramentas de poder conhecer o funcionamento de um dado domínio social, no qual se insere o gênero destinado à leitura e à produção escrita,
e desenvolver o metaconhecimento que o constitui, a fim de fazerem uso do letramento crítico e usarem os letramentos dominantes que dele fazem parte, na direção de se assumirem insiders no contexto acadêmico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.