Docência na Educação a distância

Autores

  • Elisa Maria Quartiero Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Karina Bernardes de Oliveira e Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p315

Resumo

O artigo apresenta uma discussão acerca da docência na modalidade a distância e é parte de uma pesquisa de mestrado. Aqui analisamos o conceito de docência presente entre professores, equipe pedagógica e estudantes e sua configuração no curso de licenciatura em Letras Espanhol oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no contexto do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa baseada no estudo de caso e foram utilizados questionários e entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Os dados permitem afirmar que o curso de Letras Espanhol EaD/UFSC tem como base o trabalho colaborativo e todas as funções profissionais exercem, em alguma medida, influência no processo de ensino-aprendizagem. A docência no curso está constituída pelos professores da disciplina, tutor a distância/UFSC e tutor presencial/polo, dentro de uma organização ainda hierárquica das funções.

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Publicado

2014-04-30

Como Citar

Quartiero, E. M., & Silva, K. B. de O. e. (2014). Docência na Educação a distância. Perspectiva, 32(1), 315–332. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p315