Política educacional como política social: uma nova regulação da pobreza

Autores

  • Dalila Andrade Oliveira UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Adriana Duarte

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Aborda-se, neste artigo, a educação como política social no contexto das reformas educacionais em curso no Brasil desde os anos de 1990. Parte-se da constatação de que o país viveu um intenso processo de reformas educacionais, expresso em ações e medidas que alteraram a configuração do sistema, bem como o objetivo das políticas. Identifica-se clara orientação de focalização da política educacional no Brasil, obedecendo à mesma tendência evidenciada na condução das políticas sociais em geral e problematiza-se os programas de renda mínima associados à educação.

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Publicado

2005-01-01

Como Citar

Oliveira, D. A., & Duarte, A. (2005). Política educacional como política social: uma nova regulação da pobreza. Perspectiva, 23(2), 279–301. https://doi.org/10.5007/%x