Disputas e concepções de Sociologia no campo educacional brasileiro: Fernando Azevedo e Alceu Amoroso Lima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e72122

Resumo

Tendo em vista que, no início do século XX, a Sociologia no Brasil foi suscitada como uma disciplina modernizadora dos currículos escolares e apropriada por diferentes grupos políticos e ideológicos, neste artigo, enfocamos os embates que ocorriam entre católicos e liberais no campo educacional. Para tanto, analisamos os manuais produzidos por Fernando de Azevedo (1894-1974) e Alceu Amoroso Lima (1893-1983), de modo a captar as suas distintas concepções de Sociologia e como elas refletiram as tensões e disputas em torno do próprio sentido de formação de professores. Dessa forma, podemos perceber que os esforços empreendidos por estes intelectuais produziram significados distintos de Sociologia como ferramenta de compreensão do mundo social, ao mesmo tempo em que contribuíram, em maior ou menor grau, para a maior autonomia do campo educacional e universitário brasileiro.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

 Doutor em Sociologia (UFPE) com estágio pósdoutoral na Universidade Autônoma de Barcelona. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq.

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia Política, com estágio pós-doutoral em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade de Brasília (Unb).

Ana Martina Baron Engerroff, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra e Doutoranda em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Oliveira, A., Cigales, M. P., & Engerroff, A. M. B. (2021). Disputas e concepções de Sociologia no campo educacional brasileiro: Fernando Azevedo e Alceu Amoroso Lima. Perspectiva, 39(4), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e72122

Edição

Seção

A Polifonia da Sociologia da Educação Hoje: entre a atualidade dos clássicos e dos contemporâneos