Luce Irigaray, pensadora queer?

Autores

  • Ariel Martinez Universidad Nacional de La Plata / Centro Interdisciplinario de Género (CInIG), Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS, UNLP/CONICET). Argentina. https://orcid.org/0000-0002-9883-7911

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n181226

Palavras-chave:

Luce Irigaray, diferença sexual, negatividade queer, matéria

Resumo

É possível considerar Luce Irigaray, junto com sua crítica ao caráter falogocêntrico da linguagem, uma pensadora queer? Essa proposta é estranha (queer), pois, por um lado, a hegemonia do construcionismo discursivo de Judith Butler degradou o poder das ideias de Irigaray por meio da alocação espúria de um essencialismo metafísico. Por outro lado, muitas vezes é assumido que o monismo linguístico de Butler constitui o prisma teórico que fundamenta todo o campo dos estudos queer. A conjunção de ambos os motivos impede uma resposta afirmativa à nossa pergunta. Contra eles, este artigo reúne Irigaray com pensadores queer a partir da postulação de uma dimensão ontológica –não essencialista– que envolve a periculosidade do poder gestacional e produtivo de uma alteridade radical no que diz respeito à linguagem.

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

Martinez, A. (2023). Luce Irigaray, pensadora queer?. Revista Estudos Feministas, 31(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n181226

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