Sexualidades entre saber-poder, resistências e linhas de fuga em “Doutor Maravilha”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n288358

Palavras-chave:

educação, cartografia, HIV/aids, saúde LGBTQIA , ciberinclusão

Resumo

Neste artigo, produziram-se cartografias em escritas-encontros ao percorrer a página do Instagram @DoutorMaravilha. Objetivou-se, com o aporte teórico-epistemológico, sobretudo de Michel Foucault e Gilles Deleuze, através dos conceitos de saber, poder, resistência e linhas de fuga, percorrer os territórios da página e as pedagogias por ela traçadas. Atentou-se às relações de saber-poder médico e também às fissuras instauradas pelas resistências e linhas de fuga. Percebeu-se que a página, através da divulgação científica e ao abordar temas relacionados à sexualidade, corpo, gênero, saúde, populações LGBTQIAPN+, desejo, HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), atua na capilarização das redes de saber-poder médico, mas também instaura resistências e linhas de fuga, em processos de ciberinclusão e ciberacolhimento em meio a territórios de disputas.

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Biografia do Autor

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia

É Professor Adjunto nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, vinculados ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Pós-doutorando em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estácio de Santa Catarina (UNESA). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (INBIO/UFU). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2295345372533795

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

É licenciada em Ciências Biológicas com Doutorado em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do Amplia: amálgama em educação, ciência e arte. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8974289881139128.

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

Sales, T. A., & Franco Carvalho, D. (2024). Sexualidades entre saber-poder, resistências e linhas de fuga em “Doutor Maravilha”. Revista Estudos Feministas, 32(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n288358

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