Educação em sexualidade na Europa e as sexualidades interseccionais do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n174630

Palavras-chave:

Educação em sexualidade, Comprehensive Sexuality Education, Standards for Sexuality Education, Interseccionalidade

Resumo

No presente artigo, temos por objetivo investigar a política europeia de educação em sexualidade com base nos Standards for Sexuality Education in Europe e tecer breves considerações sobre sua adequação à realidade brasileira sob o critério formal, relativo às leis educacionais brasileiras; e material, relativo à sua capacidade de representar uma noção interseccional de sexualidade vivenciada no Sul Global de origens coloniais. A investigação utilizou método dialético, tendo por base metodologia exploratória, e constatamos que o modelo europeu sugere uma abordagem abrangente da sexualidade, que vai além das questões de saúde sexual e reprodutiva, e propõe o questionamento das normas e relações de poder que constituem social, política, cultural e historicamente o gênero e a sexualidade. Todavia, para uma implementação no Brasil pós-colonial, é preciso observar uma noção ainda mais abrangente, incorporando a relação da sexualidade com outros marcadores sociais, a exemplo de raça e classe.

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Biografia do Autor

Antônio Rodrigues Neto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Direitos Humanos pela UFMS. Professor do curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Referências

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

Rodrigues Neto, A. (2022). Educação em sexualidade na Europa e as sexualidades interseccionais do Brasil. Revista Estudos Feministas, 30(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n174630

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