Entrevista com Zoia Prestes
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-7968.2022.e82978Mots-clés :
Entrevista, Tradução, Zóia PrestesRésumé
Profa. Dra. Zoia Prestes define-se como professora e pesquisadora da área da Educação. Viveu parte de sua infância e juventude na União Soviética, período em que o Brasil vivia sob o regime militar, instaurado com o golpe de Estado em 1964. Aos 7 anos de idade teve de se exilar na União Soviética com seus pais, Luiz Carlos Prestes e Maria Prestes. Durante os quinze anos em que esteve lá, vivenciou sua imersão na cultura e na língua russa. Foi alfabetizada em russo, graduou-se e se tornou mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar da Universidade Estatal Lenin de Pedagogia de Moscou. Retornou ao Brasil em 1985 e, por não ter o diploma reconhecido por mais de 15 anos, dedicou-se à tradução de textos técnicos, de palestras em eventos e de obras literárias russas. É doutora em Educação pela Universidade de Brasília, em que investigou, sob a orientação da Professora Dra. Elizabeth Tunes, a atividade da tradução em relação às traduções de obras de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Seu Pós-Doutorado foi realizado na Universidade Estadual de Pedagogia da Belarus M. Tank (Minsk) e na Universidade de Moscou (Moscou) na área de Educação. Atualmente integra o corpo docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Estudiosa do autor soviético L. S. Vigotski, um dos idealizadores da teoria histórico-cultural e reconhecido por seus estudos e pesquisas na área da Psicologia e da Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Tradução, Estudos e Interpretação das obras dos representantes da Teoria histórico-cultural. Profa. Dra. Zoia Prestes publicou diversos artigos acadêmicos, proferiu inúmeras conferências e traduziu e organizou do russo para o português livros com obras de L. S. Vigotski. Destacamos três obras de Vigotski traduzidas e publicadas recentemente: Psicologia, Educação e Desenvolvimento (Editora Expressão Popular, 2021), 7 Aulas de L. S. Vigotski sobre Fundamentos da Pedologia (Editora E-papers, 2018), que é a primeira tradução do texto para outro idioma e Imaginação e Criação na Infância (Editora Expressão Popular, 2018).
Références
Flusser, V. Língua e realidade. São Paulo: Anna Blume, 2005.
Kravtsova, E. E. Pedagoguika e Psirhologuia [Pedagogia e Psicologia]. Moskva: Forum, 2009.
Prestes, Z. “Obschenie e a teoria histórico-cultural.”. Educ. Foco. 23.3, (2018): 851-874.
Prestes, Z.; Tunes, E. (Org.). 7 aulas de L. S. Vigotski sobre fundamentos da Pedologia. Tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.
Prestes, Z.; Tunes, E. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. Tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2021.
Prestes, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil: repercussões no campo educacional. 2010.
Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Sobkin, V. S. “Lev Vigotski entre duas revoluções: sobre a questão da autodeterminação política do cientista.”. Tradução de Zoia Prestes, Elizabeth Tunes e Carolina Santos. Fractal: Revista de Psicologia. 29.3, (2017): 291-298.
Vaz, A. F.; Momm, C. M. (Orgs.). Educação infantil e sociedade: questões contemporâneas. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.
Vigodskaia, G. L.; Lifanova, T. M. Lev Semionovitch Vigotski: jizn, deiatelnost, chtrirhi k portretu. Moskva: Akademia e Smisl, 1996.
Vigotski, L. S. “A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança.”. Tradução de Zoia Prestes. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, (2008): 23-36.
Vigotski, L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Vigotski, L. S. Imaginação e criação na infância. Tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
Vigotski, L. S. Izbrannie psirhologuitcheskie issledovania. Moskva: Izdatelstvo Akademii Pedagoguitcheskirh Nauk PSFSR, 1956.
Vigotski, L. S. Michlenie i retch. Moskva: Izdatelstvo Natsionalnoie Obrazovanie, 2016.
Vigotski, L. S. Michlenie i retch. Moskva: Labirint, 2001.
Vigotski, L. S. Michlenie i retch. Moskva e Leningrad: Gosudarstvennoie Sotsialno-ekonomitcheskoie izdatelstvo, 1934.
Vigotski, L. S. Pedagoguitcheskaia psirhologuia. Moskva: Izdatelstvo Rabotnik Prosveschenia, 1926.
Vigotski, L. S. Polnoie Sobranie Sotchineni. Moskva: Lev, 2015. Tomo I.
Vigotski, L. S. Problemi defektologuii. Moskva: Prosveschenie, 1995.
Vigotski, L. S. Sobranie sotchineni. Moskva: Pedagogika, 1982-1984. Tomos I, II, III, IV, V e VI.
Vigotski, L. S. Umstvennoie razvitie detei v protsesse obutchenia. Moskva e Leningrad: Gossudarstvennoie utchebno-pedagoguitcheskoie izdatelstvo, 1935.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Tradução 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).