A tradução para o cinema do teatro engajado: "Non si paga, non si paga", de Franca Rame e Dario Fo, no Brasil

Autores

  • Amanda Bruno de Mello Universidade Federal de Santa Catarina
  • Anna Palma Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2023.e86423

Palavras-chave:

Teatro engajado, Dario Fo, Franca Rame, cinema, adaptação

Resumo

Os dramaturgos Franca Rame e Dario Fo são conhecidos pelo uso do riso como instrumento de ridicularização dos poderosos e fortalecimento das classes menos favorecidas. De seu longo período em atividade, provavelmente o mais engajado é a década de 1970, época em que, entre outras, escreveram a peça Non si paga, non si paga (1974; 2000), recentemente traduzida para o audiovisual no Brasil, no filme Não vamos pagar nada, escrito por Renato Fagundes e dirigido por João Fonseca, lançado em outubro de 2020. Este trabalho pretende investigar de que forma essa tradução adapta a obra de Rame e Fo para o contexto político brasileiro da pandemia, além de “traduzir” um texto teatral para o cinema. Referências importantes para a nossa reflexão são Diniz, Edo, Rosenfeld e Zatlin, e sobre o teatro de Fo e Rame, Farrell.

Referências

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Mello, A. B. de ., & Palma, A. (2023). A tradução para o cinema do teatro engajado: "Non si paga, non si paga", de Franca Rame e Dario Fo, no Brasil. Cadernos De Tradução, 43(1), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2023.e86423

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