Análise bibliométrica da pesquisa em estudos da tradução e interpretação (ETI) em nível de doutorado no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2019v39n2p116

Resumo

O presente artigo nasceu de uma colaboração da UFRN com o Projeto BITRA- BITRA. Bibliografia de Interpretação e Tradução(Universidade de Alicante - ES), na qual, diante da falta de dados sobre a produção acadêmica brasileira referente à tradução, procuramos dar nossa contribuição. Assim, nosso objetivo principal é traçar um panorama crítico dos Estudos da Tradução e Interpretação (ETI) no Brasil a partir de um levantamento das teses realizadas e defendidas nas Instituições de Ensino Superior brasileiras: federais, estaduais e privadas que puderam ser encontradas primeiramente no BITRA e nos repositórios institucionais, no IBICT e no repositório de teses e dissertações da CAPES. O levantamento foi feito seguindo as bases de dados referenciadas acima e a ficha de catalogação de dados do BITRA que será exposta no artigo e de acordo com as diretrizes bibliométricas. Como resultado deste processo de coleta conseguimos catalogar 374 teses de doutorado sobre ETI defendidas no Brasil, que constituirão nosso principal corpusde análise. 

 

Biografia do Autor

Katia Aily Franco de Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte

Professora Doutora (2005) em Língua e Literatura Francesas pela FFLCH-USP. Pós-doutora pela UFRJ e pela Université de Saint-Quentin en Yvelines (2012). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas – UFRN e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Línguagem da mesma universidade

Javier Franco Aixelá, Universidad de Alicante, Alicante, Valência,

Profesor Titular de Universidad de Alicante (Traducción e Interpretación); Director del Departamento de Traducción e Interpretación

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Publicado

28-05-2019

Como Citar

Aily Franco de Camargo, K., & Franco Aixelá, J. (2019). Análise bibliométrica da pesquisa em estudos da tradução e interpretação (ETI) em nível de doutorado no Brasil. Cadernos De Tradução, 39(2), 116–145. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2019v39n2p116

Edição

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Artigos