Avaliação de desempenho para apoio à motivação e ao reconhecimento à pesquisa: uma proposta construtivista no ambiente universitário

Autores

  • Vinicius Abilio Martins UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná http://orcid.org/0000-0002-5668-5518
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Eloi Junior Damke Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e75502

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Gestão, Pesquisa, Motivação, Reconhecimento

Resumo

Universidades que não possuem tradição em pesquisa podem experimentar desmotivação por parte de seus atores em relação à prática dessa atividade. A avaliação de desempenho (AD) pode servir como um mecanismo de reconhecimento e motivação para incentivá-los à realização da pesquisa. Este estudo objetivou estruturar qualitativamente um modelo de AD para uma universidade sem tradição em pesquisa. Utilizou-se como instrumento de  intervenção o Multi-criteria decision aid constructivist methodology (MCDA-C), norteado por uma abordagem construtivista. Dessa forma, pode-se construir o conhecimento necessário para a identificação dos 37 indicadores, sendo 08 para avaliação de cada curso, 15 para avaliação de cada docente e 14 para avaliação de cada discente, que representam  aspectos necessários e suficientes pelo coordenador-chefe da área de Pesquisa de uma universidade pública, localizada na região Sul do Brasil. Pelo fato de a Avaliação de Desempenho ser um fenômeno social, o conhecimento e as informações geradas pelo modelo estruturado serviu como um canal de comunicação e de possível modificação do comportamento dos docentes/discentes à partir do estímulo à pesquisa, com vistas à um desempenho organizacional mais competitivo.

Biografia do Autor

Vinicius Abilio Martins, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Eloi Junior Damke, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

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Publicado

2023-11-07

Como Citar

Martins, V. A., Ensslin, S. R., & Damke, E. J. (2023). Avaliação de desempenho para apoio à motivação e ao reconhecimento à pesquisa: uma proposta construtivista no ambiente universitário. Revista De Ciências Da Administração, 25(65), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e75502

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