Ser professor de Administração em instituições privadasna Sociologia da Ciência: uma análise pragmatista baseada

Autores

  • Chayne de Lima Pereira Mahnic Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Maurício Serva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e88238

Palavras-chave:

Professores de Administração, Instituições de ensino superior privadas, Sociologia da Ciência, Sociologia pragmatista francesa

Resumo

Este estudo buscou compreender a configuração da área de atuação docente em Administração nas instituições de ensino superior privadas e a ação desses profissionais. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Administração nos municípios de Florianópolis e de Londrina. Também foram utilizados alguns documentos. Como este estudo é pragmatista, a análise de dados foi realizada de acordo com os operadores analíticos que provieram dos dados e com o apoio teórico, principalmente, da Sociologia da Ciência e da Sociologia pragmatista francesa. Os resultados demonstraram que as IES privadas constituem um campo de atuação específico e distinto, e que os docentes entrevistados experienciam as mesmas condições de trabalho de outros profissionais das organizações do setor competitivo, como flexibilidade e curto prazo, insegurança da profissão, entre outras.

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Mahnic, C. de L. P., & Serva, M. (2023). Ser professor de Administração em instituições privadasna Sociologia da Ciência: uma análise pragmatista baseada: . Revista De Ciências Da Administração, 24(64), 115–131. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e88238