Ação empreendedora na educação básica: particularidades do empreendedorismo em uma escola pública de Uberlândia-MG
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e103178Palavras-chave:
Empreendedorismo, Ações Empreendedoras, Educação, Empreendedorismo PúblicoResumo
Objetivo de pesquisa: Analisar a implementação de ações empreendedoras em uma escola de educação básica da rede pública estadual, no município de Uberlândia no Triângulo Mineiro.
Enquadramento teórico: O artigo expõe o empreendedorismo no setor público a partir de uma perspectiva de ação empreendedora, especificamente no contexto educacional.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevista semiestruturada, pesquisa documental e observação não-participante. Adotou-se como procedimento de coleta de dados a técnica de análise de conteúdo.
Resultados: Os resultados apontam que a implementação das ações empreendedoras representou maior visibilidade institucional, trabalho coletivo e interdisciplinar, melhoria no desempenho dos estudantes, desenvolvimento de habilidades, autonomia e criatividade.
Originalidade: O trabalho analisa o desenvolvimento de projetos e ações empreendedoras no contexto de uma escola pública, lançando luzes sobre suas particularidades, repercussões e impactos.
Contribuições teóricas e práticas: As contribuições teóricas são a articulação entre o empreendedorismo, ações empreendedoras no contexto da educação. E as práticas refletem a estruturação de projetos que estimulem uso de metodologias ativas, troca de experiências, e o desenvolvimento de atividades inovadoras de natureza pedagógica e de gestão escolar.
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