IMAGUS – ESCOLA DE SUPERAÇÃO E CIDADANIA: O PRIMEIRO RECOVERY COLLEGE NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA Imagus – Recovery and Citizenship School: the first Recovery College in Brazil and Latin America

Conteúdo do artigo principal

José Alberto Orsi
Paulo Renato Aquino
Mário César Rezende Andrade
Ary Gadelha
Walter Ferreira de Oliveira

Resumo

O presente artigo apresenta a Imagus – Escola de Superação e Cidadania (ESC), inspirada no modelo internacional dos Recovery Colleges e fundamentada na abordagem da Superação (Recovery). Trata-se de uma iniciativa inédita na América Latina, voltada à inclusão social e à promoção da cidadania de pessoas que vivenciam diferentes formas de exclusão, especialmente aquelas com experiência vivida em transtornos mentais de diversas gravidades. O projeto fundamenta-se em princípios de protagonismo, empoderamento, resiliência e suporte de pares e propõe-se como um serviço educacional baseado na coprodução didático-pedagógica e na educação de adultos. A experiência vivida é valorizada como forma legítima de conhecimento. A Imagus-ESC alinha-se aos princípios da Reforma Psiquiátrica, da Reforma Sanitária e da Luta Antimanicomial. As pessoas com experiência vivida são convidadas a participar, juntamente com profissionais e outras pessoas interessadas e devidamente capacitadas, como estudantes e como educadores, oferecendo cursos, oficinas e similares, ou como membros da equipe técnico-pedagógica, planejando as atividades e eventos e eventualmente oferecendo capacitações para ocupar as diferentes funções. São objetivos centrais a aquisição ou reaquisição de habilidades, reintegração educacional, participação comunitária e reinclusão social e no mercado de trabalho. Propõe-se, no processo, a discussão permanente da concepção e da estrutura do projeto e reforça-se o potencial transformador do modelo Recovery College no contexto brasileiro, em convergência com diretrizes da Organização Mundial da Saúde e com o movimento global de direitos humanos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ORSI, José Alberto; AQUINO, Paulo Renato; ANDRADE, Mário César Rezende; GADELHA, Ary; OLIVEIRA, Walter Ferreira de. IMAGUS – ESCOLA DE SUPERAÇÃO E CIDADANIA: O PRIMEIRO RECOVERY COLLEGE NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA: Imagus – Recovery and Citizenship School: the first Recovery College in Brazil and Latin America. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 17, n. 53, p. 55–71, 2025. DOI: 10.5007/2595-2420.2025.e109856. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/109856. Acesso em: 25 dez. 2025.
Seção
Edição Especial: 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental. XV Encontro Catarinense de Saúde Mental

Referências

CORRADI-WEBSTER, Clarissa Mendonça; REIS, G.; BRISOLA, E. B.; ARAUJO, C. N. D. P.; RICCI, É. C.; RUFATO, L. S.; COSTA, M. N. Peer support in Brazil: experiences and strategies of inclusion, empowerment and citizenship. Journal of Public Mental Health, v. 22, n. 3, p. 98–108, 2023.

COSTA, Marcos Nascimento. Recovery como estratégia para avançar a Reforma Psiquiátrica no Brasil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v. 9, n. 21, p. 1–16, 2017.

HAYES, D.; HUNTER-BROWN, H.; CAMACHO, E.; McPHILBIN, M.; ELLIOTT, R. A.; RONALDSON, A.; JEBARA, T. Organisational and student characteristics, fidelity, funding models, and unit costs of Recovery Colleges in 28 countries: a cross-sectional survey. The Lancet Psychiatry, v. 10, n. 10, p. 768–779, 2023.

LOPES, T. S.; DAHL, C. M.; SERPA JR., O. D. D. et al. O processo de restabelecimento na perspectiva de pessoas com diagnóstico de transtornos do espectro esquizofrênico e de psiquiatras na rede pública de atenção psicossocial. Saúde e Sociedade, v. 21, p. 558–571, 2012.

OLIVEIRA, Walter Ferreira de. Recovery: o desvelar da práxis e a construção de propostas para aplicação no contexto da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v. 9, n. 21, p. 321–330, 2017.

ORSI, José Alberto; OLIVEIRA, Walter Ferreira de; ANDRADE, Mário César Rezende; SAN JUAN, N. V.; VILLARES, C. C.; BRESSAN, R. A.; GADELHA, A. Experiences of persons with schizophrenia participating in a recovery-oriented NGO project in Brazil. Journal of Psychosocial Rehabilitation and Mental Health, p. 1–11, 2024.

RICCI, Érica C.; MARIA, E.; DAVIDSON, Larry; COSTA, Marcos Nascimento. Narratives about the experience of mental illness: the recovery process in Brazil. Psychiatric Quarterly, v. 92, n. 2, p. 573–585, 2021.

THÉRIAULT, J.; LORD, M. M.; BRIAND, C.; PIAT, M.; MEDDINGS, S. Recovery Colleges after a decade of research: a literature review. Psychiatric Services, v. 71, n. 9, p. 928–940, 2020.

WHITLEY, R.; SHEPHERD, G.; SLADE, M. Recovery Colleges as a mental health innovation. World Psychiatry, v. 18, n. 2, p. 141–142, 2019.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Comprehensive Mental Health Action Plan 2013–2030. Geneva: WHO, 2021a. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240031029. Acesso em: 12 nov. 2025.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Guidance on Community Mental Health Services: Promoting Person-Centred and Rights-Based Approaches. Geneva: WHO, 2021b. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/341648. Acesso em: 12 nov. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>