Centros de Convivência e produção de vida por uma cultura do cuidado

Conteúdo do artigo principal

Sabrina Helena Ferigato

Resumo

Esta resenha tem como objeto o livro Centros de Convivência: arte, cultura e trabalho potencializando a vida, organizado por Thiago Benedito Livramento Melício e Ariadna Patricia Estevez Alvarez, publicado em 2021. O objetivo desta resenha é apresentar reflexões teórico-práticas a partir de uma análise crítica da obra supracitada. Para isso, o método utilizado incluiu quatro etapas: (1) a leitura da obra, (2) a construção de um breve resumo de seu conteúdo, (3) a análise crítica da produção e (4) a formulação teórico-prática realizada pela resenhista. Ou seja, sem a pretensão de esgotar o tema abordado no livro, buscamos expor de forma pessoal e subjetiva nossa perspectiva sobre a obra, tendo como resultado deste processo teórico-reflexivo apontamentos para as principais contribuições do texto para a Saúde Mental e para a promoção de uma cultura do cuidado.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERIGATO, Sabrina Helena. Centros de Convivência e produção de vida: por uma cultura do cuidado. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 15, n. 42, p. 188–194, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/93642. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Sabrina Helena Ferigato, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Departamento de Terapia Ocupacional – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília, novembro de 2005. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio15_anos_Caracas.pdf Acesso 23 mar 2023.

FERIGATO, Sabrina. Cartografia dos Centros de Convivência de Campinas: produzindo redes de encontros [Tese]. Campinas: Departamento de Saúde Coletiva, Unicamp; 2013. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=453595 Acesso 23 mar 2023.

LAPOUJADE, David. As existências mínimas. São Paulo: n-1 edições, 2017.

MELÍCIO, T.B.L; ALVAREZ, A. P.E (Org.). Centro de convivência [livro eletrônico]: arte, cultura e trabalho potencializando a vida. Rio de Janeiro: Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, 2021.

MERHY, Emerson Elias. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2007.

TEIXEIRA, Ricardo Rodrigues; FERIGATO, Sabrina Helena; COSTA, Rogério. A Reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia: o lugar da cultura. 1. ed. São Paulo: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo: USP - Universidade de São Paulo, 2023.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.