Discussão sobre Políticas de Internacionalização no Ensino Superior: análise de citações
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n44p105Palavras-chave:
Internacionalização do Ensino Superior, Políticas universitárias , Bibliometria, Análise de citaçõesResumo
Este trabalho visa promover uma compreensão da internacionalização no ensino superior, como parte de uma pesquisa mais ampla que explora suas dimensões a partir da Ciência da Informação. Seu objetivo é identificar os trabalhos mais significativos nessa área e analisar sua estrutura intelectual, a partir da qual são feitas reflexões sobre as implicações para o estabelecimento de políticas universitárias. Para isso, é realizada uma análise de citação e cocitação da literatura científica sobre o assunto registrada na base de dados Scopus e uma análise documental dos artigos mais citados. São utilizadas técnicas de análise multivariada como análise de cluster e dimensionamento multidimensional. O estudo agrupa autores e periódicos sobre tópicos como conceitos e modelos de internacionalização; Comunicação intercultural; Mobilidade e migração internacionais; Neoliberalismo, globalização e capitalismo acadêmico. Os principais aspectos identificados permitiram refletir sobre as discussões das políticas de internacionalização, incluindo as motivações e objetivos da internacionalização e a dicotomia entre a busca por visibilidade internacional e dimensão interculturalDownloads
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