Comportamento de pesquisa e uso de informações irrelevantes no ambiente de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p78Palavras-chave:
Sobrecarga de informação, Informação irrelevante, Pesquisa de informação, Uso da informaçãoResumo
Revisão de literatura de natureza narrativa sobre os temas: sobrecarga de informação; informação irrelevante e pesquisa e uso de informação. Parte do pressuposto que no cotidiano os profissionais se deparam com grande quantidade de informação irrelevante para a realização das atividades profissionais. A análise da literatura mostra que o fenômeno da sobrecarga de informação é, cada vez mais, universal e onipresente na vida. O telefone celular (smartphone) merece papel de destaque no acesso de informações pessoais ou de lazer. As organizações conseguem limitar o acesso à informações irrelevantes somente nos dispositivos da empresa. Na maioria das vezes, os sujeitos recebem informações, eles não são ativos na busca da informação. Mais investigações sobre o tópico de pesquisa são necessárias.
Downloads
Referências
AROUCK, Osmar. Atributos de qualidade da informação. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação), da Universidade de Brasília - Mestrado. 2011.
BATES, Marcia J. Toward an integrated model of information seeking and searching. New Review of Information Behaviour Research, v. 3, p. 1-15, 2002. Disponível em: <https://pages.gseis.ucla.edu/faculty/bates/articles/info_SeekSearch-i-030329.html>. Acesso em: 04 out. 2017.
BAWDEN, David; HOLTHAM, Clive; COURTNEY, Nigel. Perspectives on information overload. Aslib Proceedings, v. 51, n. 8, p. 249-255, set. 1999. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/EUM0000000006984?journalCode=ap>. Acesso em: 04 out. 2017.
BAWDEN, David; ROBINSON, Lyn.The dark side of information:overload, anxiety and other paradoxes and pathologies. Journal of Information Science, v. 35, n. 2, p. 180-191, 2009. Disponível em: <http://www.city.ac.uk/__data/assets/pdf_file/0020/79103/JIS-dark-side.pdf>. Acesso em: 01 out. 2017.
BUCKLAND, Michael. Information as Thing. Journal of the American Society of Information Science, v. 42, n. 5, p. 351-360, jun. 1991. Disponível em: <http://skat.ihmc.us/rid=1KR7VC4CQ-SLX5RG-5T39/BUCKLAND(1991)-informationasthing.pdf>. Acesso em: 30 set. 2017.
CASE, Donald O. Looking for Information: a survey of research on information seeking, needs, and behavior. 4. ed. Edição do Kindle. United Kingdom: Emerald, 2016.
CHOO, Chun W. A Organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.
CORDEIRO, Alexander Magno et al. Revisao sistematica: uma revisão narrativa. Revista do Colegio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 428-431, nov./dez. 2007. Disponivel em: <http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v34n6/11.pdf>. Acesso em: 07 set. 2017.
COOK, Joan Littlefield. College students and algebra story problems: strategies for identifying relevant information. Reading Psychology, v.27, p. 95-125, 2006. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02702710600640198?journalCode=urpy20>. Acesso em: 29 set. 2017.
EPPLER, Martin J.; MENGIS, Jeanne. The Concept of Information Overload: a review of literature from organization science, accounting, Marketing, MIS, and Related Disciplines. The information society: an international journal, v. 20, v.5, p. 1-20, 2004. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-8349-9772-2_15. Acesso em: 28 set. 2017.
ERDELEZ, Sanda; MAKRI, Stephan. Introduction to the thematic issue on opportunistic discovery of information. Information Research, v. 16, n. 3, set. 2011.
FARHOOMAND, Ali F.; DRURY, Don H. Managerial information overload. Communications of the ACM, v. 45, n. 10, out. 2002. Disponível em: <http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=570907.570909>. Acesso em: 27 abr. 2017.
FASS, Leona F. Learning From Relevant and Irrelevant Information. AAAI Technical Report FS-94-02, 1994. Disponível em: <http://www.aaai.org/Papers/Symposia/Fall/1994/FS-94-02/FS94-02-019.pdf>. Acesso em: 27 set. 2017.
FEZILE, Ozdamli. Are teacher candidates problematic Internet users? Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 30, p. 2345-2349, 2011. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042811022828?via%3Dihub>. Acesso em: 26 out. 2017.
FISCHER, Gerhard. Articulating the Task at Hand and Making Information Relevant to It. Human-computer interaction, v.16, p. 243–256, 2001. Disponível em: <http://l3d.cs.colorado.edu/~gerhard/papers/hci2001.pdf>. Acesso em: 25 set. 2017.
GOLEMAN, Daniel. Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
GONÇALVES, Lucio L. Dependência Digital: tecnologias transformando pessoas, relacionamentos e organizações. Rio de Janeiro: Barra Livros, 2017.
HENLE, Christine A.; BLANCHARD, Anita L. The interaction of work stressors and organizational sanctions on cyberloafing. Journal of Managerial Issues, v. 20, n. 3, p. 383-400, 2008. Disponível em: <https://www.questia.com/library/journal/1G1-188064188/the-interaction-of-work-stressors-and-organizational>. Acesso em: 26 out. 2017
HJELSETH, Eilif. Exchange of relevant information in BIM objects defined by the role- and life-cycle information model. Architectural engineering and design management, v. 6, p. 279-287, 2010. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3763/aedm.2010.IDDS5?src=recsys>. Acesso em: 29 set. 2017.
KELTON, Andrea S. Internet financial reporting: the effects of hyperlinks and irrelevant information on investor judgments. 2006. PhD diss., University of Tennessee. Disponível em: <https://mgt.ncsu.edu/pdfs/accounting/kelton_dissertation_1-19-06.pdf>. Acesso em: 25 set. 2017.
KHANSA, Lara; BARKHI, Reza; RAY, Soumya; DAVI, Zachary. Cyberloafing in the workplace: mitigation tactics and their impact on individuals’ behavior. Information Technology and Management, set. 2017. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s10799-017-0280-1>. Acesso em: 04 out. 2017
KWON, Kean F. Implications of internet usage policy on personal web usage from the perspective of senior management and other staff members. 2015. Tese (Master of Science) - University of Otago, Dunedin, New Zealand. July 2015. Disponível em: <https://ourarchive.otago.ac.nz/bitstream/handle/10523/5821/KwonKF2015MSc.pdf;sequence=1>. Acesso em: 04 out. 2017.
LARA, Pablo Z. Manrique de. Fear in organizations: does intimidation by formal punishmentmediate the relationship between interactional justice and workplace internet deviance? Journal of Managerial Psychology, v. 21, n. 6, p. 580-592, 2006. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/toc/jmp/21/6>. Acesso em: 25 set. 2017.
LAZARTE, Leonardo. Ecologia cognitiva na sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, p. 43-51, mai./ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/ci/v29n2/a06v29n2.pdf>. Acesso em: 26 set. 2015.
LE COADIC, Yves-Francois. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
LEE, Younghwa; LEE, Zoonky; KIM, Yongbeom. Understanding personal web usage in organizations. Journal of Organizational Computing and Electronic Commerce, v. 17, n. 1, 2007. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10919390701291067?journalCode=hoce20>. Acesso em: 26 out. 2017.
LEVITIN, Daniel J. A mente organizada: como pensar com clareza na era da sobrecarga de informação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
LIM,Vivien Κ. G. The IT way of loafing on the job: cyberloafing, neutralizing and organizational justice. Journal of Organizational Behavior, v. 23, n 5, p. 675- 694, aug. 2002. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/job.161/abstract>. Acesso em: 26 out. 2017.
MANAGEMENT ISSUES NEWS. Does cyberloafing undermining productivity? 2004. Disponível em: <http://www.management-issues.com/news/1417/does-cyberloafing-undermining-productivity/>. Acesso em: 24 set. 2017.
MORIN, Edgar. O método: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2005.
NISBETT, Richard. E.; ZUKIER, Henry; LEMLEY, Ronald E. The dilution effect: nondiagnostic information weakens the implications of diagnostic information. Cognitive Psychology, v. 13, p. 248-277, 1981. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0010028581900104>. Acesso em: 25 set. 2017.
PIJPERS, Guus. Information Overload: a system for better managing everyday data. Nova Jersei: Wiley, 2010.
RICHARDS, James. What has the internet ever done for employees? A review, map and research agenda. Employee Relations, v. 34, n.1, p. 22 – 43, 2011. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/01425451211183246>. Acesso em: 04 out. 2017.
ROBREDO, Jaime. Filosofia da ciência da informação ou Ciência da informação e filosofia? In: TOUTAIN, Lídia M. B. Brandão (Org.). Para entender a ciência da informação. Salvador: EDUFBA, 2007.
SANTOS, B. de Sousa. Os tribunais e as novas tecnologias de comunicação e de informação. Sociologias, Porto Alegre, ano 7, n. 13, jan./jun. 2005, p. 82-109. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/sociologias/article/view/550>. Acesso em: 23 out. 2017.
SAWITRI, Hunik S.R. Role of internet experience in moderating influence of work stressor on cyberloafing. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 57, out. 2012, p. 320-324. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S187704281204654X?via%3Dihub>. Acesso em: 26 out. 2017.
SAVOLAINEN, Reijo. Elaborating the conceptual space of information-seeking phenomena. Information research, v. 21, n. 3, set. 2016. Disponível em: <http://www.informationr.net/ir/21-3/paper720.html#.WP4C8dLyvIU>. Acesso em: 24 set. 2017.
SPINK, Amanda; COLE, Charles. Human information behavior: integrating diverse approaches and information use. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.57, n.1, p.25-35, 2006. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.20249/abstract>. Acesso em: 22 set. 2017.
STONIER, T. Information and the internal structure of universe: an exploration into information physics. New York: Springer –Verlag, 1990.
STRAßHEIM, Jan. Relevance theories of communication Alfred Schutz in dialogue with Sperber and Wilson. Journal of Pragmatics, v. 42, p. 1412-1441, 2010. Disponível em: <http://www.academia.edu/1314867/Relevance_theories_of_communication_Alfred_Schutz_in_dialogue_with_Sperber_and_Wilson>. Acesso em: 22 set. 2017.
TARAPANOFF, Kira. Informação, conhecimento e inteligência em corporações: relações e complementaridade. In: TARAPANOFF, Kira (org.), Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: IBICT, 2006.
WILSON, T. D. Human information behavior. Informing Science Research. v.3, n.2, 2000. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/f393/bbfdac03c71f567887513c0e2687df8cd412.pdf>. Acesso em: 30 set. 2017.
WILSON, T. D. Models in information behavior research. Journal of Documentation, London,
v.55, n.3, p.249-270, jun. 1999. Disponível em: <http://www-emeraldinsight-com.ez54.periodicos.capes.gov.br/doi/pdfplus/10.1108/EUM0000000007145>. Acesso em: 24 set. 2017.
WURMAN, R. Saul. Ansiedade de Inform@ção: como transformar informação em compreensão. São Paulo: Cultura, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Maria Albeti Vitoriano, Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.