Dados de pesquisa em informação legislativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e72208

Palavras-chave:

Informação legislativa, Arquitetura da informação, Dados de pesquisa

Resumo

Os dados descritos neste artigo foram coletados em documentos da Câmara dos Deputados, com pesquisa in loco e no website da instituição Foi feita análise desses documentos com o objetivo de identificar metadados de negócio para a informação legislativa, como etapa da metodologia de Arquitetura da informação para processos de trabalho desenvolvida na tese originária destes dados. Os dados da pesquisa podem ser reutilizados por pesquisadores e profissionais das áreas de jornalismo, ciência da computação, ciências sociais, ciência política, legística e legimática, para análise em seus domínios de conhecimento e aplicação em outras pesquisas e aplicações práticas, como na implementação de sistemas de informação para a área legislativa, para a gestão do processo de tramitação legislativa, para acompanhamento de proposições legislativas, acompanhamento e gestão de trabalho das comissões da Câmara dos Deputados, entre outros fins.

Biografia do Autor

Mariana Baptista Brandt, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Unidade Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus Marília

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2006), mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UnB (2009), doutora em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista - UNESP (2020). Atua como analista em documentação e informação legislativa no Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados.


Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Unidade Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus Marília

Docente do Departamento de Ciência da Informação.

Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp - PROGRAD

Referências

BRANDT, M. B. Modelagem da informação legislativa: arquitetura da informação para o processo legislativo brasileiro. 2020. 245 f. Tese. (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, SP.

BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Regimento interno da Câmara dos Deputados: aprovado pela Resolução n. 17 de 1989 e alterado até a Resolução n. 27, de 2018. Brasília: Edições Câmara, 2018. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/18847 . Acesso em: 19 fev. 2020.

GLOSSÁRIO de termos legislativos. Brasília: Grupo de Trabalho Permanente de Integração da Câmara dos Deputados com o Senado Federal, Subgrupo Glossário Legislativo, 2018. xxiv, 187 p. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/36859 . Acesso em: 19 fev. 2020.

Publicado

2020-05-08

Edição

Seção

Artigo de Dados