Transtorno do espectro autista e tautismo: Uma questão de prefixo? Epistemicídio e capacitismo na análise crítica à infocomunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e92859

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Tautismo, Justiça informacional, Representação da Informação, Teorias da Informação

Resumo

Objetivo: Trata-se de um debate sobre os efeitos ético e ontoepistemológico do conceito de tautismo (neologismo entre tautologia e autismo), elaborado por Lucien Sfez no escopo das Teorias da Informação e Comunicação, como crítica à chamada comunicação confusional, onde a desinformação e o fim da comunicação seriam seus produtos imediatos. Sem desconsiderar a legitimidade, relevância e atualidade do problema apresentado por Sfez, o artigo reflete sobre a apropriação do termo autismo para construção de metáforas embasadas nas definições temporais e contextuais do espectro, domínio ainda em desenvolvimento.

Métodos: Estudo de natureza básica, descritivo, abordagem qualitativa e bibliográfica e análise hermenêutica. O percurso teórico-metodológico examina os conceitos de tautismo e comunicação confusional, de Lucien Sfez, em contraponto à leitura sofista acerca da linguagem, em Barbara Cassin. Como fio condutor, o conceito de justiça informacional de Kay Mathiesen.

Resultado: Com base nos estudos críticos informacionais e de linguagem, sustenta-se que o princípio ocidental de não-contradição aristotélico hegemônico fortalece o uso do prefixo grego – autós na instituição de identidade autista como indivíduo alheio à realidade, consequentemente, não-sujeito dotado de logos, abrindo brecha para representações capacitistas e epistemicidas da população avaliada, seus saberes e suas práticas.

Conclusões: Como cientistas da informação, averiguamos as pegadas terminológicas que não espelham o universal, mas apontam historicidade. O gesto ontológico de exclusão funda o tautismo, cuja metaforologia negativa resguarda um problema legítimo: os efeitos físicos, mentais e políticos emergentes da digitalização de atividades e processos, capturados e agenciados por empresas e governos com interesses próprios. Apesar de Sfez desenvolver argumentação crítica à comunicação enquanto forma simbólica e ideológica, reforça uma racionalidade técnica autônoma na figura de Frankenstein.

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Biografia do Autor

Fernanda do Valle Galvão Debetto, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e mestra em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ, 2018), especialista em Transtorno do Espectro Autista (CBI of Miami/Universidade Celso Lisboa, 2021), especialista em Marketing e Design Digital (ESPM, 2015), bacharela em Comunicação Social (UNESA, 2011). É membro dos grupos de pesquisa Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes (IBICT), onde também participa do Círculo de Estudos Rubakinianos (Ecce Liber - PPGCI IBICT UFRJ em parceria com o Gedii - PPGCI UFMG); e Perfil-I (Perspectivas Filosóficas em Informação/IBICT), com foco em estudos hegelianos. É membro do International Center for Information Ethics (ICIE).

Gustavo Silva Saldanha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência da Informação (IBICT), mestre em Ciência da Informação (UFMG), especialista em Filosofia Medieval (Faculdade de São Bento), bibliotecário (UFMG). Pesquisador e professor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

DO VALLE GALVÃO DEBETTO, Fernanda; SILVA SALDANHA, Gustavo. Transtorno do espectro autista e tautismo: Uma questão de prefixo? Epistemicídio e capacitismo na análise crítica à infocomunicação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 28, n. Dossie Especial, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e92859. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/92859. Acesso em: 28 abr. 2024.

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