Sobre o projeto político pedagógico: a flexibilização curricular

Autores/as

  • Manuela Eugênia Maia UFPB - João Pessoa - PB
  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque UFPB - João Pessoa - PB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2006v11n22p158

Palabras clave:

Projeto Político-Pedagógico, Flexibilização curricular, Biblioteconomia

Resumen

Este artigo apresenta questões curriculares do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo é analisar elementos que subsidiem a proposta de flexibilização curricular para o referido curso. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa respalda-se em uma abordagem qualitativa, utilizando documentos legais (Leis, Pareceres, Editais e Resoluções) e documentos institucionais (materiais produzidos pela academia na área pedagógica voltada para discussões referentes ao PPP, currículo e flexibilização curricular e seus enlaces teóricos). Como proposta, verifica-se na flexibilização curricular uma ação estratégica na tentativa de garantir o diálogo permanente entre cursos de formação e mercado de trabalho, favorecendo, assim, a conexão com a realidade social na qual o aluno egresso será inserido. Além disso, a flexibilização curricular amplia o direito de escolha dos alunos, possibilita uma maior participação dos colegiados dos cursos e produz reflexão nos docentes quanto ao atendimento das necessidades internas dos próprios cursos de formação.

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Biografía del autor/a

Manuela Eugênia Maia, UFPB - João Pessoa - PB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1999) , graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2004)

Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, UFPB - João Pessoa - PB

Bibliotecária e Mestre em Biblioteconomia. Professora da UFPB

Publicado

2006-12-14

Cómo citar

MAIA, Manuela Eugênia; ALBUQUERQUE, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de. Sobre o projeto político pedagógico: a flexibilização curricular. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 11, n. 22, p. 158–177, 2006. DOI: 10.5007/1518-2924.2006v11n22p158. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11n22p158. Acesso em: 11 may. 2024.

Número

Sección

Artículos

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