Aspectos da organização do conhecimento segundo alguns parâmetros da obra de Ludwig Wittgenstein

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58349

Palabras clave:

Organização do conhecimento, Linguagem, Informação, Ludwig Wittgenstein

Resumen

Objetivo: O filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein jamais se ocupou da organização do conhecimento (OC) tal como o fazemos no mundo contemporâneo, no entanto, as noções mais importantes alicerçadas em suas obras (Tractatus e as Investigações Filosóficas) poderiam nos municiar de interessantes hipóteses no sentido de compreender, organizar e esclarecer o conceito de informação que baliza todo o processo de OC. A partir de tais delineamentos, pretende-se demonstrar que os dilemas típicos da organização do conhecimento que se enfrenta na atualidade são consonantes a muitos dos problemas que o filósofo austríaco abordou em suas obras, sendo que o conceito de informação é trabalhado a partir da noção de linguagem. Método: Levantamento bibliográfico para embasamento teórico e fundamentação das argumentações desenvolvidas. Conclusão: No Tractatus, tese maior do referido filósofo, sugere que nossos problemas filosóficos seriam problemas de linguagem – a natureza dos imbróglios filosóficos se daria por conta da formulação de pseudoproposições e a falta de reflexão sobre a natureza lógica da linguagem. Nas Investigações Filosóficas, muda-se o panorama: a proposição não possui um modelo fixo, depende do uso que fazemos dela

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giovana Deliberali Maimone, Universidade de São Paulo

Professora da Universidade de São Paulo (USP) no curso de Informação e Cultura (CBD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA), desde março de 2014. Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Estuda Ciência da Informação, com ênfase na área de Organização do Conhecimento e Representação da Informação, atuando principalmente em Análise Documentária, Linguística, Terminologia e Representação de Documentos visuais, Sonoros e Cinematográficos.

Rodrigo César Castro Lima, ECA/USP, mestrando em ciências da comunicação

Mestrando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2017 - atual); Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014) com período sanduíche na Universidade SciencesPo Paris, França (2011 - 2012). Bolsista do programa Top Santander China (2014) com realização na Universidade de Pequim. Atualmente, estuda temas relacionados ao jornalismo, filosofia, informação e ciências políticas (em especial Ásia e China).

O currículo Lattes pode ser acessado através do endereço: http://lattes.cnpq.br/0747279160418664

Citas

DODEBEI, V. L. D. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2002.

FAUSTINO, S. A experiência indizível: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein. São Paulo: Editora Unesp. 2006.

JANIK, A & TOULMIN, S. A Viena de Wittgenstein. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Campus. 1991.

MORENO, A. R. Wittgenstein – os labirintos da linguagem: ensaio introdutório. São Paulo: Moderna; Campinas: Editora da Universidade de Campinas. 2000.

PAVEAU, M. & SARFATI, G. E. As grandes teorias da linguística: da gramática comparada à pragmática. Trad. M. R. Gregolin. São Carlos: Claraluz. 2006.

SARACEVIC, T. Relevance: a view of and a framework for the thinking on the notion in Information Science. Journal of the American Society for Information Science, Nov./Dec. 1975.

SVENONIUS, E. The intelectual foundation of information organization. Cambridge, Massachusetts; London, England: The MIT Press, 2001.

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. Col. Os pensadores. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural. 1979.

WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 1994.

Publicado

2019-05-06

Cómo citar

MAIMONE, Giovana Deliberali; LIMA, Rodrigo César Castro. Aspectos da organização do conhecimento segundo alguns parâmetros da obra de Ludwig Wittgenstein. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 24, n. 55, p. 1–17, 2019. DOI: 10.5007/1518-2924.2019.e58349. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e58349. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a