Teses e Dissertações relacionadas às pessoas com deficiência na área de Ciência da Informação no Brasil no período 2000 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e64899Palavras-chave:
Produção científica, Pessoa com deficiência, Ciência da informação, Acessibilidade, InclusãoResumo
Objetivo: Apresenta a evolução da produção científica relacionada às pessoas com deficiência na área Ciência da Informação no Brasil no período de 2000 a 2018.
Método: Pesquisa de caráter descritivo e exploratório com abordagens quantitativa e qualitativa. Utiliza como base para recuperação da produção científica a ser examinada o Catálogo de Teses de Dissertações da Capes. O objetivo geral é analisar o panorama da produção de teses e dissertações na área de ciência da informação no Brasil quanto a temáticas em torno das pessoas com deficiência.
Resultados: Constatou-se que de 2000 a 2003 não houve nenhuma produção científica, sendo defendido o primeiro trabalho apenas em 2004, mantendo-se uma média de um a três trabalhos até 2012 e um avanço na produção a partir de 2013, possivelmente devido ao incremento de debates e maior visibilidade da questão nos anos anteriores no contexto de eventos e da aprovação de legislação federal específica bem como da divulgação de elevado índice de pessoas com deficiência no Brasil, conforme o Censo de 2010.
Conclusões: A instituição com maior produtividade na área é a Universidade Federal da Paraíba, com sete produções e a Universidade de Brasília, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita e Universidade Federal de Minas Gerais, com seis estudos cada. Pesquisadores oriundos da biblioteconomia e estudos voltados para deficientes visuais representam aproximadamente 50% das defesas respectivamente.
Downloads
Referências
AKAICHI, Tatianne; SILVA, Rosani Beatriz Pivetta da. Análise da produção científica sobre o tema avaliação de documentos disponíveis na base brapci. Ágora, Florianópolis, v. 28, n. 56, p. 34-53, 2018. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/12794. Acesso em: 23 fev. 2019.
ALVES, Cláudio Diniz. Tetraplegia e informação: o comportamento informacional dos tetraplégicos na internet. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=188605. Acesso em: 15 mar. 2019.
ALVES, Sarah Miglioli da Cunha. Apropriação da informação por surdos no ambiente Web à luz da ciência da informação. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1972757. Acesso em: 15 mar. 2019.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é ciência da informação. São Paulo: KMA, 2018.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. A ciência da informação no Brasil: mapeamento da pesquisa e cenário institucional. Bibliotecas. Anales de Investigación, Cuba, v. 15, n. 2, p. 232-259, 2019. Disponível em: http://revistas.bnjm.cu/index.php/anales/article/view/4536/4412. Acesso em: 04 abr. 2019.
BASTOS, Karolina Vieira da Silva. Os desafios encontrados no acesso à informação digital por pessoas com deficiência visual. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/31099/1/2017_KarolinaVieiradaSilvaBastos.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.
BORKO, H. Ciência da Informação: o que é isto? American Documentation, USA, v.19, n.1, p.3-5, Jan. 1968. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3433774/mod_resource/content/1/Oque%C3%A9CI.pdf. Acesso em: 15 mar. 2018.
BOTELHO, Maria de Fátima Cleômenis. Bibliotecas universitárias: mediação e acesso à informação para pessoas com deficiência. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1324776. Acesso em: 15 mar. 2019.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 23 fev. 2019.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n.127, p.2, 07 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146. Acesso em: 23 fev. 2019.
BRASIL. Decreto n° 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em março de 2007. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p.3. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 23 fev. 2019
CAPES. Capes lança Plataforma Sucupira para gestão da pós-graduação. Brasília, 24 mar. 2014. Disponível em: http://www.capes.gov.br/36-noticias/6810-capes-lanca-plataforma-sucupira-para-gestao-da-pos-graduacao. Acesso em: 22 fev. 2019.
CAPES. Como funciona o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes? Brasília, 08 fev. 2010. Disponível em: http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/periodicos/3571-como-funciona-o-banco-de-teses. Acesso em: 22 fev. 2019.
CARDOSO, Karen Guimarães. Produção científica sobre surdos na ciência da informação: uma análise bibliométrica nas bases de dados LISA e BRAPCI. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1472520. Acesso em: 15 mar. 2019.
CARNEIRO, Naiany de Sousa. E-acessibilidade: uma análise no portal governamental do Estado da paraíba com foco nos usuários surdos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=399396. Acesso em: 15 mar. 2019.
CHALHUB, Tania; GOMES, Marisa. Museus como atividade educativa: o que pensam os alunos surdos sobre acessibilidade? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais […]. São Paulo: UEL, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1172. Acesso em: 12 mar. 2019.
CUSIN, Cesar Augusto. Acessibilidade em ambientes informacionais digitais. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2010. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/cusin_ca_do_mar.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.
ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Visão geral. Londrina: UEL, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/schedConf/overview. Acesso em: 15 mar. 2019.
FREIRE, Isa Maria. A responsabilidade social da Ciência da Informação e/ou o olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: http://repositorio.ibict.br/bitstream/123456789/342/1/isafreireDOUT2001.pdf. Acesso em: 05 abr. 2019.
FREIRE, Isa Maria; ARAÚJO, Vânia Maria Rodrigues Hermes de. A responsabilidade social da ciência da informação. Transinformação, Campinas, v. 11, n. 1, p.7-15, 1999. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/1554/1527. Acesso em: 05 abr. 2019.
GARCIA, Joana Coeli Ribeiro; TARGINO, Maria das Graças; DANTAS, Esdras Renan Farias. Conceito de responsabilidade social da Ciência da Informação. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 1, p. 1-25, jan./jun. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/12309/11372. Acesso em: 05 abr. 2019.
GIRÃO, Igor Peixoto Torres. Áudio games no processo de aprendizagem de deficientes visuais: análise sob aspecto da informação. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6635168. Acesso em: 15 mar. 2019.
GUERRA, Érica Simony; VECHIATO, Fernando Luiz. Avaliação do fluxo de produção de informação acessível na UFRN. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. São Paulo: UEL, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1080. Acesso em: 12 mar. 2019.
GUIMARÃES, Ítalo José Bastos; SOUSA, Marckson Roberto Ferreira de. Teste de acessibilidade em sites de comércio eletrônico com usuários cegos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. São Paulo: UEL, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1052. Acesso em: 12 mar. 2019.
HOTT, Daniela Francescutti Martins; CRUZ-RIASCOS, Sonia Aguiar. Ciência da Informação e interações teórico-sistêmicas com a acessibilidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. São Paulo: UEL, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1646. Acesso em: 12 mar. 2019.
IBGE. Censo demográfico 2010: nota técnica 01/2018. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/metodologia/notas_tecnicas/nota_tecnica_2018_01_censo2010.pdf. Acesso em: 02 mar. 2019.
INOMATA, Danielly Oliveira; ARAÚJO, Wánderson Cássio Oliveira; PASSOS, Ketry Gorete Farias dos; RADOS, Gregório Jean Varvakis. Análise da produção científica brasileira sobre fluxos de informação. Biblios, Brasília, n. 59, p. 1-17, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=16139578001. Acesso em: 23 fev. 2019.
LAZZARIN, Fabiana Aparecida; SILVA, Hellosman de Oliveira; SOUSA, Marckson Roberto Ferreira de. Acessibilidade na web no contexto e na perspectiva da Ciência da Informação no Brasil: reflexões sobre os validadores de acessibilidade brasileiros. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Bahia. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2016. Disponível em: http://200.20.0.78/repositorios/bitstream/handle/123456789/3581/2016_GT8-PO_05.pdf?sequence=1. Acesso em: 05 abr. 2019.
MARQUES, Sarah Barreto. Sinestesia das pessoas cegas: novas possibilidades de informação. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3619921. Acesso em: 15 mar. 2019.
MEADOWS, A. J. Comunicação Científica. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1999.
MEDEIROS, José Mauro Gouveia; VILAN FILHO, Jayme Leiro. Análise da produção científica da arquivologia no Brasil: uma revisão de literatura. Informação & Informação, Londrina, v. 21, n. 3, p. 34-62, 2016. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/32141. Acesso em: 23 fev. 2019.
MELO, Ana Sara Pereira de. Acesso à informação de interesse para deficientes visuais e profissionais da informação: uma proposta ao portal LTi. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/28146/1/Melo%2C%20Ana%20_%20Dissertação.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.
MENEZES, S. D.; CAREGNATO, S. E. Produção científica brasileira em química entre 2004 e 2013: análise dos artigos indexados na web of science. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 23, n. 53, p. 25-38, 2018. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/38360. Acesso em: 23 fev. 2019.
ONU. Declaração dos direitos das pessoas deficientes. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec_def.pdf. Acesso em: 02 mar. 2019.
PASSOS, Jeane dos Reis. A information Liretacy e os deficientes visuais: um caminho para a autonomia? 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-04112010-151448/pt-br.php. Acesso em: 15 mar. 2019.
PINHEIRO, Alexandre Lobo; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de. Tecnologia assistiva no processo de mediação da informação aos usuários com deficiência visual em biblioteca universitária. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. São Paulo: UEL, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1012. Acesso em: 12 mar. 2019.
PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Campo interdisciplinar em ciência da informação: fronteiras remotas e recentes. Investigación Bibliotecológica, México, v.12, n.25, p. 132-163, 1998. Disponível em: http://rev-ib.unam.mx/ib/index.php/ib/article/view/3884. Acesso em: 15 mar. 2018.
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Mutações na ciência da informação e reflexos nas mandalas interdisciplinares. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v.28, n.3, p. 115-134, set./dez. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/43317. Acesso em: 22 mar. 2019.
PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Processo evolutivo e tendências contemporâneas da ciência da informação. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 15, n. 01, p. 13-48, 2005. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000007733/e672decab77f7bd84b92e05e5cd61856/. Acesso em: 15 mar. 2018.
RAMALDES, Cíntia Rosana. A relação entre informação e trabalho pedagógico de professores de alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 09, n. 2, 2004. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/486/302. Acesso em: 11 mar. 2019.
RELATÓRIO mundial sobre deficiência. São Paulo: SEDPcD, 2012. 334 p. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44575/9788564047020_por.pdf;jsessionid=221876621C06FBDC37CBAE0A8F9FA6CB?sequence=4. Acesso em: 01 nov. 2018.
SALES, Odete Mayra Mesquita; GAUDÊNCIO, Sale Mário; NEVES, Dulce Amélia de Brito. Produção científica brasileira em organização e representação da informação: estudo bibliométrico nos periódicos Qualis A.
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 23, n. 53, p. 16-24, 2018. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/39161. Acesso em: 23 fev. 2019.
SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação: origem, evolução e relações Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/39385. Acesso em: Acesso em: 05 abr. 2019.
SILVA, Alzira Karla Araújo da; LIMA, Izabel França de; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Desvelando a interdisciplinaridade da ciência da informação: o enfoque dos alunos do PPGCI/UFMG. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 1, p. 31-44, jan./abr. 2009. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1253/1431. Acesso em: 22 mar. 2019.
SILVA, Hellosman de Oliveira. Construção de sítio virtual para democratização da informação para pessoas com deficiência no Estado da Paraíba. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1029511. Acesso em: 15 mar. 2019.
SILVA, Maria Cristina de Oliveira. Informação e deficiência física: processo de inserção no mercado de trabalho competitivo em Belo Horizonte. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Biblioteconomia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUBD-93TG2Q/disserta__o___maria_cristina_de_oliveira_silva.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 mar. 2019.
TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT, UNESCO, 2006. 453 p. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/465/1/Inteligencia%2c%20informa%C3%A7%C3%A3o%20e%20conhecimento.pdf. Acesso em: 05 abr. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alexandre Lobo Pinheiro, Andreia Cristina da Paixão Rodrigues, Doris Campos de Mendonça, Hamilton Vieira de Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.