Compreensão do Editor Científico sobre a Ciência Aberta: Estudo do programa editorial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.78660Palavras-chave:
Periódicos Científico, Ciência Aberta, Editores Científicos, Editoração Científica, Editoração de PeriódicoResumo
Objetivo: objetiva reconhecer a compreensão dos editores dos periódicos contemplados pelo edital 2019 do Programa Editorial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre as práticas de ciência aberta que podem ser aplicadas ao processo editorial de cada periódico.
Método: desenvolve uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa desenvolvida em duas partes. A primeira parte descreve o perfil dos periódicos. A segunda parte aplica um questionário eletrônico para os editores das 51 revistas e obteve 23 respostas. Os dados são organizados, apresentados e analisados a partir de gráficos e tabelas com o software Excel e o questionário foi elaborado por meio da ferramenta Formulários do Google.
Resultado: as ações de acesso aberto, gestão de dados científicos abertos, uso de licenças Creative Commons, o uso de métricas alternativas e o aceite de preprints foram indicados pela maioria dos respondentes como importantes ou muito importantes. A revisão por pares aberta e a publicação de artigos de dados foram classificadas como nada importantes ou pouco importantes pela maioria dos editores.
Conclusões: os editores compreendem o conceito e conhecem a maioria das práticas de ciência aberta, especialmente aquelas relacionadas à editoração científica. Há significativo desconhecimento sobre a prática de gestão, compartilhamento e reuso de dados científicos abertos, seja relacionado ao direito de autor e à documentação dos dados utilizados nas pesquisas. Os editores demonstram resistência à revisão por pares aberta.
Downloads
Referências
ALBAGLI, Sarita; CLINIO, Anne; RAYCHTOCK, Sabryna. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 434-450, nov. 2014. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/749. Acesso em: 16 jun. 2015.
AMARAL, Janaynne Carvalho do; PRÍNCIPE, Eloísa. A revisão por pares no contexto da ciência aberta: uma breve apresentação. In: SHINTAKU, Milton; SALES, Luana Farias (org.) Ciência aberta para editores científicos. Botucatu: ABEC, 2019. p. 59-66. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Ciencia_aberta_editores_cientificos_Ebook.pdf#capitulo08. Acesso em: 30 nov. 2020.
ARAÚJO, Paula Carina de; LOPES, Maura Miranda. Análise dos periódicos contemplados no edital de 2019 do Programa Editorial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no contexto da ciência aberta. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 7., 2020, Salvador. Anais eletrônico [...]. Salvador: UFBA, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32385. Acesso em: 30 jun. 2021.
BEALL, Jeffrey. Scholarly publishing free for all. College Quarterly, Toronto, v. 16, n. 2, 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/uuw84hl. Acesso em: 27 fev. 2020.
BELLIS, Nicola de. Bibliometrics and citation analysis: from the Science Citation Index to cybermetrics. Lanham, Maryland: The Scarecrow Press, 2009.
BERLIM. Berlin declaration on open access to knowledge in the science and humanities. Open Access Max-PlanckGesellschaft, 2003. Disponível: https://openaccess.mpg.de/Berlin-Declaration. Acesso em: 30 jun. 2021.
BETHESDA. Bethesda statement on open access publishing. Meeting on open access publishing, 2003. Disponível em: http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/bethesda.htm. Acesso em: 30 jun. 2021.
BRANCO, Sergio; BRITTO, Walter. O que é Creative Commons?: novos modelos de direito autoral em um mundo mais criativo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Qualis periódicos e classificação de produção intelectual. Brasília: CAPES, 18 jul. 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/wq4rttr. Acesso em: 10 fev. 2020.
BUDAPESTE. Budapeste open access initiative: read the Budapeste open access initiative. Hungria, 2002. Disponível em: http://www.budapestopenaccessinitiative.org/read. Acesso em: 17 jan. 2017.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Chamada CNPq No 19/2019: Programa Editorial. Brasília, DF: CNPq, 2019.
CURTY, Renata. Abordagens de reuso e a questão da reusabilidade dos dados científicos. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 177-193, nov. 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4777. Acesso em: 30 nov. 2020.
MACHIN-MASTROMATTEO, Juan D.; TENNANT, Jonathan. Open science, open access and Latin America: a short conversation with Jon Tennant. Digital Library Perspectives, v. 36, n. 2, p. 207-210, 1 jan. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342007389_Open_science_open_access_and_Latin_America_a_short_conversation_with_Jon_Tennant. Acesso em: 30 nov. 2020.
MONTEIRO, Gabriela; LUCAS, Elaine R. Oliveira. Dados científicos abertos: políticas de financiadores da pesquisa brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019. Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: UFSC, 2020. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/881. Acesso em: 29 maio 2020.
MURIEL-TORRADO, Enrique; PINTO, Adilson Luiz. Licenças Creative Commons nos periódicos científicos brasileiros de Ciência da Informação: acesso aberto ou acesso grátis? Biblios: Journal of Librarianship and Information Science, n. 71, p. 1-16, jul. 2018.
PEREIRA, José Paulo Speck; RODRIGUES, Rosângela Schwarz; SANTOS, Solange Maria dos. Periódicos científicos com indexação descontinuada: a Coleção SciELO Brasil. Transinformação, Campinas, v. 32, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2318-0889202032e200011. Acesso em: 29 nov. 2020.
SANTOS, Paula Xavier; ALMEIDA, Bethânia de Araújo; HENNING, Patricia (ed.). Livro verde ciência aberta e dados abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017.
SANTOS, Solange Maria dos; CALÒ, Lilian N. Gestão editorial: tendências e desafios na transição para a ciência aberta. In: SILVEIRA, Lúcia; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da (ed.). Gestão editorial de periódicos científicos: tendências e boas práticas. Florianópolis, SC: BU/Publicações UFSC: Edições do Bosque: UFSC, 2020. p. 17-55.
SALES, Luana Farias; SHINTAKU, Milton. A ciência aberta e a necessidade de novos modelos de publicação. In: SHINTAKU, Milton; SALES, Luana Farias (org.). Ciência aberta para editores científicos. Botucatu: ABEC, 2019. p. 11-14. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21452/978-85-93910-02-9.cap1
SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ON-LINE. Critérios, políticas e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil. [s. l.], maio 2020. Disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/20200500-Criterios-SciELO-Brasil.pdf. Acesso em: 30 jun. 2021.
SHINTAKU, Milton; SEABRA JUNIOR, Rui Ferreira. Abertura da ciência e os editores científicos. In: SHINTAKU, Milton; SALES, Luana Farias (org.). Ciência aberta para editores científicos. Botucatu: ABEC, 2019. p. 29-34. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Ciencia_aberta_editores_cientificos_Ebook.pdf#capitulo04. Acesso em: 30 nov. 2020.
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Gestão de dados científicos. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2019.
SILVEIRA, Lúcia da et al. Ciência aberta na perspectiva de especialistas brasileiros: proposta de taxonomia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florinópolis, v. 26, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79646. Acesso em: 1 jul. 2021.
VOYS. Peer review: the nuts and bolts. The Boy Who Harnessed the Wind ed. London: [s. n.], 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paula Carina de Araújo, Maura Paula Miranda Lopes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.