Incoerências e contradições das políticas públicas para a formação docente no cenário atual de reformulação das diretrizes curriculares nacionais

Autores

  • Diomar Caríssimo Selli Deconto Instituto Federal Catarinense, Concórdia, SC
  • Cláudio José de Holanda Cavalcanti Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Ostermann Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p194

Resumo

Diante de um novo cenário de reformas nas políticas públicas de formação docente, formula-se neste trabalho uma análise crítica acerca de um grupo de documentos legais atuais para a formação inicial de professores de Física. Os dois principais documentos oficiais que regulamentam a concepção e a implementação dos cursos – ainda que se fundamentem na mesma noção de competências como concepção nuclear dessa formação – apresentam modelos distintos de formação, o que sinaliza uma fragilidade conceitual da legislação na proposição de políticas mais consistentes para os cursos de Licenciatura em nosso país. Assim sendo, o presente trabalho visa discutir, à luz de análises críticas sobre formação docente no campo educacional e no ensino de ciências, um grupo de documentos vigentes sobre formação de professores de Física, com o objetivo de fomentar debates sobre a mesma no panorama atual de mudanças das diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores. A partir da análise desenvolvida no trabalho evidenciaram-se as contradições e fragilidades dos documentos e, consequentemente, das próprias políticas, fruto, muitas vezes, de uma tensão existente entre comunidades, que têm dificultado a melhoria da formação docente. Além disso, questões que transcendem o campo curricular, tais como as condições de trabalho, a valorização docente e outras, não são priorizadas neste grupo de documentos legais.

Biografia do Autor

Diomar Caríssimo Selli Deconto, Instituto Federal Catarinense, Concórdia, SC

Cláudio José de Holanda Cavalcanti, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fernanda Ostermann, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2016-04-25

Como Citar

Deconto, D. C. S., Cavalcanti, C. J. de H., & Ostermann, F. (2016). Incoerências e contradições das políticas públicas para a formação docente no cenário atual de reformulação das diretrizes curriculares nacionais. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 33(1), 194–222. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p194

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física

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