Diálogos entre Ciência e Arte: Uma leitura a partir da obra de Remedios Varo para um Ensino sobre as Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p173

Resumo

As pesquisas da educação científica indicam a necessidade de um ensino sobre as ciências que possa discutir os processos da mesma a fim de se distanciar de visões ingênuas e deturpadas. Dentro desta perspectiva, defendemos o diálogo entre ciência e arte como forma de entender o conhecimento científico como cultura de determinado local e época. Seguindo essa abordagem, faremos uma leitura, a partir de fontes primárias e secundárias, de alguns quadros da obra da artista surrealista espanhola Remedios Varo que ajudam a refletir sobre questões que permeiam a ciência. Para a leitura, traremos o contexto da artista junto a temas que a ciência esteve envolvida no século XX. Por fim, suscitaremos algumas questões combinadas a sugestões dessa leitura para o ensino, com o intuito de promover discussões que possam problematizar a ciência a fim de nos afastarmos de discursos cientificistas e autoritários.

Biografia do Autor

Taina de Araujo Carvalho, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET-RJ

Licenciada em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2017. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ, realizando pesquisa na interface da História da Ciência e Arte. 

José Claudio Reis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professor do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro e orientador pedagógico da Escola Parque. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência, ensino de ciências, ensino de física, filosofia da ciência e interdisciplinaridade.

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

Carvalho, T. de A., & Reis, J. C. (2020). Diálogos entre Ciência e Arte: Uma leitura a partir da obra de Remedios Varo para um Ensino sobre as Ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(1), 173–196. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p173

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência

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