O ensino da Natureza da Ciência como forma de resistência aos movimentos Anticiência: o realismo estrutural como contraponto ao relativismo epistêmico

Autores

  • Felipe Prado Corrêa Pereira Mestrando do Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Instituto de Física, Universidade de São Paulo
  • Ivã Gurgel

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1278

Resumo

As discussões realizadas neste trabalho se situam no debate sobre a Natureza da Ciência (NdC) no ensino de ciências. Defendemos que os conteúdos metacientíficos que dão forma às abordagens histórico-filosóficas no ensino precisam sofrer atualizações que façam frente aos desafios políticos, sociais e educacionais impostos pelos nossos tempos, nos quais movimentos anticientíficos e discursos exageradamente relativistas ganham força. Advogamos por discursos críticos às visões “positivistas ingênuas” sobre a ciência, mas que ao mesmo tempo seja capaz de dar conta de suas virtudes epistêmicas, configurando uma estratégia de resistência a formas exageradas de relativismo epistêmico. Mais especificamente, localizamos este debate dentro do problema da mudança científica, tópico da filosofia da ciência que dialoga com temas considerados relevantes no ensino da Natureza da Ciência. Apresentamos as contribuições do realismo estrutural para a construção de um discurso moderado frente aos dilemas relacionados ao caráter provisório e descontínuo da ciência por um lado e, por outro, sua possibilidade de progresso e compromisso com a verdade e com a realidade.

Biografia do Autor

Felipe Prado Corrêa Pereira, Mestrando do Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Instituto de Física, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente, é mestrando no Programa Interunidades em Ensino de Ciências (modalidade Física), também pela USP. Participa do Grupo de Teoria e História do Conhecimento (TeHCo). 

Ivã Gurgel

Professor no Instituto de Física da USP, possui graduação em Licenciatura em Física (2004), mestrado em Ciências (Modalidade Ensino de Física, 2006) e doutorado em Educação (Modalidade Ensino de Ciências e Matemática, 2010) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado no laboratório SPHERE - Sciences, Philosophie e Histoire do CNRS-França. Tem experiência na áreas de História da Ciência, Epistemologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Física nos Séculos XIX e XX, História da Ciência no Brasil, Estudos Culturais da Ciência e Teorias Críticas de Currículo. É membro do Centro de História da Ciência da USP e coordena o Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos (TeHCo) e o Acervo Histórico do IFUSP.

Referências

ALLCHIN, D. Evaluating knowledge of the nature of (whole) science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 518-542, mar. 2011.

ALTERS, B. J. Nature of science: a diversity or uniformity of ideas? Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, v. 34, n. 10, p. 1105-1108, ago. 1997.

ANDRADE, R. O. Crise de desconfiança suscita debate mundial sobre como enfrentar ataques ao conhecimento científico. Pesquisa FAPESP, ano 20, n. 284, p. 16-21, out. 2019.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Tradução: Estela dos Santos Abreu. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 316 p.

BAGDONAS, A; ZANETIC, J; GURGEL, I. Controvérsias sobre a natureza da ciência como enfoque curricular para o ensino de física: o ensino de história da cosmologia por meio de um jogo didático. Revista Brasileira de Histórica da Ciência, v. 7, n. 2, p. 242-260, dez. 2014.

BOYD, R. Scientific realism and naturalistic epistemology. PSA: Proceedings of the biennial meeting of the Philosophy of Science Association. Philosophy of Science Association, v. 2, n. 2, p. 613-662, 1980.

BRADING, K.; CRULL, E. Epistemic structural realism and Poincaré’s philosophy of science. HOPOS: The Journal of the International Society for the History of Philosophy of Science, v. 7, n. 1, p. 108-129, 2017.

BUNGE, M. Caçando a Realidade: a luta pelo realismo. Tradução: Gita K. Guinsburg. 1 ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010, 464 p.

CHAKRAVARTTY, A. The structuralist conception of objects. Philosophy of Science, v. 70, n. 5, p. 867-878, dez. 2003.

CHAKRAVARTTY, A. Structuralism as a form of scientific realism. International Studies in the Philosophy of Science, v. 18, n. 2-3, p. 151-171, jul. 2004.

COBERN, W. W.; LOVING, C. C. An essay for educators: Epistemological realism really is common sense. Science & Education, v. 17, n. 4, p. 425-447, abr. 2008.

CLOUGH, M. P. Teaching the nature of science to secondary and post-secondary students: Questions rather than tenets. The pantaneto forum, v. 25, p. 31-40, jul. 2007.

EFLIN, J. T.; GLENNAN, S.; REISCH, G. The nature of science: A perspective from the philosophy of science. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, v. 36, n. 1, p. 107-116, jan. 1999.

FORATO, T. C.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, abr. 2011.

FRENCH, S.; LADYMAN, J. Remodelling structural realism: Quantum physics and the metaphysics of structure. Synthese, v. 136, n. 1, p. 31-56, jul. 2003.

GAVROGLU, K. O passado das ciências como história. Porto: Porto Editora, 2007. 301 p.

GILBERT, J. K. et al. Science and education: Notions of reality, theory and model. In: GILBERT, J. K.; BOULTER, C. J. (Ed.) Developing models in science education. Springer, Dordrecht, 2000. p. 19-40.

HACKING, I. Representar e intervir: tópicos introdutórios de filosofia da ciência natural. Tradução: Pedro Rocha de Oliveira. 1. ed. Rio de Janeiro: edUERJ, 2012, 400 p.

HESSE, M. Truth and the growth of scientific knowledge. PSA: proceedings of the Biennial meeting of the philosophy of science association. Philosophy of Science Association, v. 2, p. 261-280, jul. 1976.

IRZIK, G.; NOLA, R. A family resemblance approach to the nature of science for science education. Science & Education, v. 20, n. 7-8, p. 591-607, ago. 2011.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução: Beatriz Vianna Boeira; Nelson Boeira. 12. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013. 324 p.

LABURÚ, C. E.; SILVA, M. R. Do Relativismo no Ensino de Física ao Objetivismo na Física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 2, ago. 2000.

LADYMAN, J. What is Structural Realism? Stanford Encyclopedia of Philosophy Archive, jan. 2014. Disponível em: https://stanford.library.sydney.edu.au/archives/win2018/entries/ structural-realism/. Acesso em: 18 jun. 2020.

LATOUR, B.; WOOLGAR S. The Social Construction of Scientific Facts. In: SCHICK, T. (Ed) Readings in the Philosophy of Science. Mountain View: Mayfield Publishing Company, 2000. p. 201-207.

LAUDAN, L. A confutation of convergent realism. Philosophy of science, v. 48, n. 1, p. 19-49, mar. 1981.

LAUDAN, L. Beyond positivism and relativism: Theory, method, and evidence. 1. ed. Colorado: Westiew Press. 1996. 277 p.

LEDERMAN, N. G. Students' and teachers' conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of research in science teaching, v. 29, n. 4, p. 331-359, abr. 1992.

LEDERMAN, N. G. et al. Views of nature of science questionnaire: Toward valid and meaningful assessment of learners' conceptions of nature of science. Journal of research in science teaching, v. 39, n. 6, p. 497-521, jul. 2002.

LEDERMAN, N. G. et al. Nature of science: Past, present, and future. In: ABELL, S. K.; LEDERMAN, N. G. (Org.) Handbook of research on science education. Londres: Routledge, 2007, v. 2, cap. 28, p. 831-879.

MARINELI, F. A realidade das entidades científicas e a formação de professores de física: uma análise sociocultural. 2016. 329f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, dez. 2015.

MATTHEWS, M. R. Changing the focus: From nature of science (NOS) to features of science (FOS). In: KHINE, M (Ed.) Advances in nature of science research. Dordrecht: Springer, 2012. cap 1, p. 3-26.

MATTHEWS, M. R. Science teaching: The contribution of history and philosophy of science, 20th Anniversary Revised and Expanded Edition. Londres: Routledge, ed. 2, 2014. 454 p.

MAXWELL, G. The Ontological Status of Theoretical Entities, In: Herbert Feigl and Grover Maxwell (Ed.) Scientific explanation, space, and time: Minnesota Studies in the Philosophy of Science. Minessota: University of Minnesota Press, 1962. v. 3, p. 1-27.

MAXWELL, G. Structural realism and the meaning of theoretical terms. Minnesota Studies in the Philosophy of Science, v. 4, p. 181-192, 1970.

MCCOMAS, W. F. Ten myths of science: Reexamining what we think we know about the nature of science. School Science and Mathematics, v. 96, n. 1, p. 10-16, jan. 1996.

MCCOMAS, W. F. Seeking historical examples to illustrate key aspects of the nature of science. Science & Education, v. 17, n. 2-3, p. 249-263, fev. 2008.

MCCOMAS, W. F.; ALMAZROA, H.; CLOUGH, M. P. The nature of science in science education: An introduction. Science & Education, v. 7, n. 6, p. 511-532, nov.1998.

MOREIRA, A. B. N. Dois argumentos pelo conhecimento sobre a ciência no ensino de ciências: por uma contraideologia do conflito e um metacohecimento poderoso. 2018. 220f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo.

MOULINES, C. U. O desenvolvimento moderno da filosofia da ciência (1890-2000), Tradução: Cláudio Abreu. 1. ed. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia, 2020. 272 p.

MUSGRAVE, A. The ultimate argument for scientific realism. In: NOLA, R. (Ed.) Relativism and realism in science. Dordrecht: Springer, 1988. cap 10, p. 229-252.

NIINILUOTO, I. Critical Scientific Realism. 1. ed. Oxford: Oxford University Press, 1999. 340 p.

OGBORN, J. Constructivist metaphors of learning science. Science & Education, v. 6, n. 1-2, p. 121-133, jan. 1997.

PÉREZ, D. G. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

PIETROCOLA, M. Construção e realidade: o realismo científico de Mário Bunge e o ensino de ciências através de modelos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 4, n. 3, p. 213-227, 1999.

POINCARÉ, H. A ciência e a hipótese. 1. ed. Tradução: Maria Auxiloadora Kneipp. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1984. 180 p.

POINCARÉ, H. O Valor da Ciência. Tradução: Maria Helena Franco Martins. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. 173 p.

POINCARÉ, H. Sobre a dinâmica dos elétrons. Tradução: Vera Ribeiro. In: (Ed.) VIDEIRA, A. P.; MOREIRA, I. C. Ensaios Fundamentais. Rio de Janeiro: Editora Contraponto: PUC, Rio, 2008. 270 p.

PUTNAM, H. Craig's theorem. The Journal of Philosophy, v. 62, n. 10, p. 251-260, mai. 1965.

PUTNAM, H. What Is “Realism”? Proceedings of the Aristotelian Society, v. 76, new series, 1975a. p. 177-194.

PUTNAM, H. The meaning of ‘meaning’. Mind, Language and Reality, Philosophical papers. Cambridge: Cambridge University Press, 1975b. v. 2.

POST, H. R. Correspondence, invariance and heuristics: In praise of conservative induction. Studies in History and Philosophy of Science Part A, v. 2, n. 3, p. 213-255, nov. 1971.

PSILLOS, S. Is structural realism the best of both worlds? Dialectica, v. 49, n. 1, p. 15-46, mar. 1995.

PSILLOS, S. The Structure, the Whole Structure, and Nothing but the Structure? In: PSILLOS, S. Knowing the structure of nature: Essays on realism and explanation. 1. ed. Londres: Palgrave Macmillan, 2009. 230 p.

PSILLOS, S. The realist turn in the philosophy of science In: SAATSI, J. (Ed.). The Routledge handbook of scientific realism. Londres: Routledge, 2017. cap. 2, p. 20-34, 456p.

PSILLOS, S. Conventions and relations in Poincare’s philosophy of Science. Methode-Analytic Perspectives, v. 3, n. 4, p. 98-140, 2014.

REDHEAD, M. The intelligibility of the universe. Royal Institute of Philosophy Supplements, v. 48, p. 73-90, set. 2001.

ROMERO-MALTRANA, D. et al. The ‘nature of science’ and the perils of epistemic relativism. Research in Science Education, v. 49, n. 6, p. 1735-1757, dez. 2019.

SAATSI, J. Introduction: Scientific realism in 21st century In: SAATSI, J. (Ed.). The Routledge handbook of scientific realism. Londres: Routledge, 2017. p. 1-4.

SILVA, M. R. Realismo e anti-realismo na ciência: aspectos introdutórios de uma discussão sobre a natureza das teorias. Ciência & Educação, v. 5, n. 1, p. 7-13, 1998.

SILVA, M. R. Ensino de ciências: realismo, antirrealismo e a construção do conceito de oxigênio. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 20, n. 2, p. 481-498, jun. 2013.

SMART, J. J. C. Difficulties for Realism in the Philosophy of Science. In: Studies in Logic and the Foundations of Mathematics. Amsterdã: Elsevier, 1982. p. 363-375.

SOUZA, E. A. Um estudo do argumento do milagre na defesa do realismo científico. 2015. 217f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Tradução: José Carlos Bruni. São Paulo: Abril Cultural, 1975. 226 p. v. 46.

WORRALL, J. Structural realism: The best of both worlds? Dialectica, v. 43, n. 1-2, p. 99-124, jun. 1989.

VAN FRAASSEN, B. C. A imagem científica. Tradução: Luiz Henrique de Araújo Dutra. São Paulo: Editora UNESP, 2006. 374 p.

VOTSIS, I. The epistemological status of scientific theories: An investigation of the structural realist account. 238f. 2004. Tese (Doutorado) - London School of Economics and Political Science, United Kingdom.

VOTSIS, I. Structural realism: Continuity and its limits. In: Scientific structuralism. Dordrecht: Springer, 2010. cap. 6, p. 105-117.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Pereira, F. P. C. ., & Gurgel, I. (2020). O ensino da Natureza da Ciência como forma de resistência aos movimentos Anticiência: o realismo estrutural como contraponto ao relativismo epistêmico. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1278–1319. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1278

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)