Discutindo a Natureza da Divulgação Científica a Partir do Conceito de Ideologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e95107

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Ideologia

Resumo

Dentro do processo de produção de um material de divulgação científica, diversas mensagens são transmitidas implicitamente, como “o que é fazer ciência” e como essa atividade se dá de maneira “neutra”. Contudo, ao analisarmos mais a fundo esse processo, percebemos que a divulgação científica é muito mais do que uma “simplificação” dos conhecimentos científicos: ela se configura em um novo discurso, produzido em um determinado período histórico e cultural por agentes inseridos nesse contexto. Dito isso, o objetivo do presente artigo será compreender a natureza da divulgação científica e conectá-la ao conceito de ideologia, utilizando uma abordagem materialista histórica. A partir dessa ótica percebemos as potencialidades de tal material, seja para sustentar uma ideologia hegemônica, seja para desenvolver utopias a partir de novos olhares e novos jeitos de se viver.

Biografia do Autor

Sofia Guilhem Basilio, Universidade de São Paulo

Licenciada em Física (2015) pela Universidade de São Paulo, mestra em Ciências (Modalidade Ensino de Física, 2018) pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências, USP, e atualmente doutoranda em Ciências (Modalidade Ensino de Física) pelo mesmo programa. Participante do Grupo de Teoria e História da Ciência Contemporânea (TeHCo), além de realizar estágio de doutorado no Niels Bohr Archive – Dinamarca. Seus estudos se dão com base no marxismo, em especial sobre como aspectos ideológicos ocorrem na relação Ciência-Sociedade. Possui interesse nas áreas de História e de Filosofia da Mecânica Quântica. Atualmente investiga a influência do contexto intelectual no desenvolvimento da mecânica quântica e da formulação da equação de Schrödinger.

Ivã Gurgel, Universidade de São Paulo

Professor no Instituto de Física da USP, possui graduação em Licenciatura em Física (2004), mestrado em Ciências (Modalidade Ensino de Física, 2006) e doutorado em Educação (Modalidade Ensino de Ciências e Matemática, 2010) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado no laboratório SPHERE – Sciences, Philosophie e Histoire do CNRS-França. Tem experiência nas áreas de História da Ciência, Epistemologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Física nos Séculos XIX e XX, História da Ciência no Brasil, Estudos Culturais da Ciência e Ensino de Física Moderna e Contemporânea. Coordena o Grupo de Teoria e História da Ciência Contemporânea (TeHCo) e o Acervo Histórico do IFUSP.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Basilio, S. G., & Gurgel, I. (2024). Discutindo a Natureza da Divulgação Científica a Partir do Conceito de Ideologia. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(1), 152–179. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e95107

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física

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