Demonstrações em óptica geométrica: uma proposta de montagem para ambientes de educação não formal

Autores

  • Osmar Henrique Moura Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Ferdinando Vinicius Domenes Zaparolli Universidade Estadual de Londrina
  • Sérgio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1188

Resumo

Centros de educação não formal, como museus de ciência e tecnologia (MCTs), comumente interessam em demonstrações cativantes em que os visitantes, por si só, interajam livremente no que se espera ser uma forma diferente e divertida de envolver o conhecimento científico. Este trabalho apresenta a montagem de um equipamento automatizado à energia elétrica padrão de 127 V que abrange as demonstrações de óptica geométrica costumeiramente realizadas com um raio de luz incidente em uma lente cilindro-plano-convexa centrada em um círculo trigonométrico giratório. Dessa forma, contribui-se para a elaboração dessa alternativa tipicamente proveitosa para ambientes de educação não formal, bem como para quaisquer interessados nesse tipo de demonstração.

Biografia do Autor

Osmar Henrique Moura Silva, Universidade Estadual de Londrina

Físico do Laboratório de Instrumentação em  Ensino de Física do Depto de Física da UEL-PR. Doutor em Educação para a Ciência.

Ferdinando Vinicius Domenes Zaparolli, Universidade Estadual de Londrina

Técnico de Nivel Superior de cargo/função Fìsico do Depto de Fìsica

Sérgio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

Silva, O. H. M., Zaparolli, F. V. D., & Arruda, S. de M. (2012). Demonstrações em óptica geométrica: uma proposta de montagem para ambientes de educação não formal. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29(3), 1188–1199. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1188

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>