Origens históricas e considerações acerca do conceito de pressão atmosférica

Autores

  • Roberto Nardi UNESP - São Paulo

Resumo

Este artigo procura descrever aspectos históricos e traçar algumas considerações a respeito da evolução do conceito de pressão atmosférica, a partir de pesquisa em fontes secundárias. Destaca-se aqui alguns pontos desta evolução histórica, desde as discussões de filósofos antigos, como por exemplo, aquelas sobre a existência ou não do vácuo, até a consolidação do conceito de pressão atmosférica, atribuída a Torricelli, em função das medidas efetuadas em seu famoso experimento do tubo com mercúrio, por volta de 1640.

Biografia do Autor

Roberto Nardi, UNESP - São Paulo

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1972), mestrado em 'Science Education' pela 'School of Education' da Temple University, Filadélfia, E.U.A. (1978), doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Nardi, R. (2002). Origens históricas e considerações acerca do conceito de pressão atmosférica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 19(1), 67–78. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9295

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)