Como age a pressão atmosférica? Algumas situações-problema tendo como base a história da ciência e pesquisas na área

Autores

  • Marcos Daniel Longuini
  • Roberto Nardi UNESP - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n1p7

Resumo

Este artigo tem como proposta apresentar um conjunto de situações-problema sobre o tema pressão atmosférica , as quais foram aplicadas a futuros professores de Física, em seu curso de formação inicial. Tais atividades, que podem ser desenvolvidas com estudantes de Ensino Fundamental e/ou Médio, têm como base a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Sua organização partiu de alguns resultados de pesquisas realizadas na área, além de episódios da História da Ciência e são apresentadas em dois eixos principais, que tomam como ponto de partida algumas barreiras que os alunos devem superar para que compreendam fenômenos relativos à pressão atmosférica. Apresentamos, em cada atividade, os principais tipos de respostas obtidas na ocasião de sua aplicação com licenciandos em Física, e apontamos, a partir de tais resultados, alguns cuidados a serem tomados pelos professores no desenvolvimento do tema.

Biografia do Autor

Roberto Nardi, UNESP - São Paulo

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1972), mestrado em 'Science Education' pela 'School of Education' da Temple University, Filadélfia, E.U.A. (1978), doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP (1989).

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Publicado

2009-05-19

Como Citar

Longuini, M. D., & Nardi, R. (2009). Como age a pressão atmosférica? Algumas situações-problema tendo como base a história da ciência e pesquisas na área. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 26(1), 7–23. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n1p7

Edição

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