PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SISTEMAS DE TRABALHO DE ALTO DESEMPENHO: ANÁLISE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS
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Resumo
Objetivo: Analisar a contribuição das práticas de Gestão do Conhecimento (GC) no desenvolvimento de sistemas de trabalho de alto desempenho (STAD) na universidade pública. Para tanto, busca-se relacionar teoricamente os temas GC e STAD; identificar práticas de GC na universidade pública; verificar Comunidades de Práticas (CoP) como ferramenta para potencializar os STAD na universidade pública. Design/Metodologia/ Abordagem: Trata-se de uma pesquisa qualitativa empregando o método de pesquisa bibliográfico e documental. Com uma abordagem funcionalista, a amostragem foi obtida por meio de pesquisa documental na página eletrônica de uma universidade pública federal, escolhida devido a sua particularidade de ser formada por treze campi, demonstrando assim, a adoção de práticas de GC que contribuam com a gestão das informações e do conhecimento institucionais. Resultados: Relacionar os temas GC e STAD possibilitou identificar a existência de diversas práticas de GC e de GRH em uma universidade pública, o que favorece a implementação dos STAD, pouco difundidos em organizações governamentais. Adicionalmente, as buscas não identificaram a existência de uma CoP institucionalizada na instituição de ensino superior (IES), o que torna possível sugerir sua implementação. Originalidade/Valor: Propor a implementação de uma CoP por meio do desenvolvimento de ambiente virtual ou sistema de formação e de capacitação ao trabalho, em uma ação coletiva da Tecnologia da Informação (TI) e da Gestão de Recursos Humanos (GRH) pensada para a instituição e seus servidores, a fim de alinhar o conhecimento organizacional, com as metas e objetivos institucionais
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