Experiências da fase escolar de estudantes universitários relativas à transição para a educação superior

Autores

  • Muhammad Imran Yousuf University of Paquistan

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

fase escolar, papel do ambiente escolar, transição para educação superior, school age, role of schoolenvironment, transition to higher education, etapa escolar, papel de los profesores, papel del ambiente escolar, transición para la educación superi

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as experiências da fase escolar de estudantes universitários, principalmente o papel desempenhado por professores, pais e pelos próprios alunos em sua preparação para a educação superior. Mil alunos foram selecionados aleatoriamente entre vinte universidades. Os dados coletados com base em um questionário desenvolvido foram analisados e discutidos. O quadrado de Chi foi aplicado para determinar se as freqüências observadas foram significantemente diferentes das freqüências esperadas. As principais conclusões do estudo foram que os alunos negaram o papel dos professores, deles próprios, dos colegas de classe e do ambiente escolar em relação às habilidades de preparação necessárias para o trabalho de nível universitário, enquanto que somente o papel dos pais foi considerado significativo na preparação dos alunos para a educação superior. Palavras-chave: fase escolar, papel dos professores, papel dos pais, papel dos colegas de classe, papel do ambiente escolar, transição para educação superior

Biografia do Autor

Muhammad Imran Yousuf, University of Paquistan

Lecturer, Division of Continuing Education, University of Arid Agriculture, Rawalpindi, Punjab, Pakistan.

Downloads

Publicado

2007-04-30

Edição

Seção

Artigos