Religion and education: Christian churches’ positioning related to questions from black people in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2017v14n3p50Abstract
This article aims to provide a theoretical-critical analysis of Protestant Christian Churches’ position in relation to the black people’s issues in the country and how schools can contribute to the deconstruction of a racist society. It starts from the premise that these churches have been silent about the marginal place which the black population occupies in the Brazilian society ever since the slave period. And also, that dealing with African history and culture in the school’s curriculum and everyday life has been increasingly difficult due to the problematic religious issue in the educational space.
References
ALCÂNTARA, Cláudia Sales. Implementando as políticas de ações afirmativas no Espaço Evangélico: o início de um diálogo. Identidade, v. 16, n. 1, p. 72-93, jan./jun, 2011.
_______. Fé, expressão e cultura: por um resgate da negritude na liturgia evangélica. Padê, Brasília, v. 2, n. 1, p. 96-117, jan./jun. 2008.
_______; SILVA, Geraldo Magela de Oliveira. Educação protestante e cultura afro-descendente: uma relação conturbada. Protestantismo em Revista. v. 17, p. 37-56, set./dez. de 2008.
BRANCHINI, Diná da Silva. Religião e identidade: um estudo sobre negros metodistas da região metropolitana de São Paulo. 2008, 212f. Dissertação (Mestrado) Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião. São Bernardo do Campo, SP, 2008.
CICM, Phambu Ngumba. Comprometimento com a estrutura vigente e inautenticidade: a dívida das igrejas cristãs para com a comunidade negra. In SOUSA JÚNIOR, Vilson Caetano de (Org.). Uma dívida, muitas dívidas: os afro-brasileiros querem receber. São Paulo: Atabaque: Cultura Negra e Teologia, 1998. p. 47-62.
DA SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença - Plural, mas não caótico. Petrópolis: Vozes, 2005.
FRIZOTTI, Heitor. A dívida com fé e a religião do povo negro. In SOUSA JÚNIOR, Vilson Caetano de (Org.). Uma dívida, muitas dívidas: os afro-brasileiros querem receber. São Paulo: Atabaque: Cultura Negra e Teologia, 1998. p. 63-76.
IGREJA Metodista. Racismo: Abrindo os olhos para ver e o coração para acolher. Carta Pastoral dos Bispos e Bispa Metodistas. 2011.
CARVALHO, Marcone Bezerra (Org.) Protestantismo e História. São Paulo: Editora Mackenzie, 2013.
MARTINS, Luiz Cândido. A relação entre protestantismo e sociedade brasileira no final do século XIX frente aos temas da educação e escravidão. 2008, 147 f. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba. 2008.
OLIVEIRA, Marcos Davi de. A Religião mais negra do Brasil. São Paulo: Mundo Cristão, 2004.
PEREIRA, Cristina Kelly da Silva. Religião e negritude: discursos e práticas no Protestantismo e nos Movimentos Pentecostais. Revista Eletrônica Correlatio, n. 18, p. 95-113, Dez. 2010.
SANTOS, Deyse Luciano de Jesus. “Tá repreendido em nome de Jesus”: Religião, identidade e conflito com a implementação da Lei 10.639. Curitiba: Appris, 2012a.
_______. A Palavra e a Escola: Negociação e conflito no trabalho com a Lei 10.639/03. 2012, 14f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Salvador, 2012b.
SILVA, Hernani Francisco. O protestantismo e a escravidão no Brasil: As igrejas históricas devem pedir perdão ao povo negro? São Paulo: Negritude Cristã, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).