Psiche e Techne - O ser humano na Idade da Técnica
Abstract
LIVRO:
GALIMBERTI, Umberto. (2003) Psiche e techne. L’uomo nell’età della tecnica. 2.ed. Roma, Feltrinelli. pp. 33-48
Tradução para Língua Portuguesa de: Selvino Assmann
Psiche e Techne - O ser humano na idade da técnica
Folha de rosto:
Este livro pretende mostrar a transformação que o homem sofre na idade da
técnica. Continuamos pensando a técnica como instrumento à nossa disposição,
enquanto a técnica se tornou o ambiente que nos envolve e nos constitui segundo as
regras de racionalidade que, baseando-se apenas em critérios de funcionalidade e de
eficiência, não hesitam em subordinar as exigências do homem às exigências do aparato
técnico. Inconscientes, movemo-nos ainda com os traços típicos do homem prétecnológico
que agia tendo em vista fins inscritos num horizonte de sentido, com uma
bagagem de idéias e uma coletânea de sentimentos em que se reconhecia. Mas a técnica
não tende a um fim, não promove um sentido, não inaugura cenários de salvação, não
redime, não desvela verdade: a técnica funciona. E dado que seu funcionamento se torna
planetário, este livro propõe-se rever os conceitos de indivíduo, liberdade, salvação,
verdade, sentido, fim, mas também de natureza, ética, política, religião, história, de que se
nutria a idade humanista e que agora, na idade da técnica, deverão ser repensados,
abandonados ou refundados na sua raiz. Para esta refundação, urge abandonar as psicologias do sujeito; e neste caso se trata de todas as psicologias, construídas sobre alguma base “humanista” que prevê o homem como sujeito, para fundar uma nova psicologia, aqui denominada psicologia da ação, capaz de reconhecer na técnica a essência do homem e de encontrar, na sua atual extensão, que hoje aparece sem limites, aqueles instrumentos psíquicos que, se ainda consentem ao homem dominar a técnica, possam pelo menos evitar que a técnica, de condição essencial da existência humana, se transforme em causa da insignificância do seu próprio existir. De fato, a técnica pode significar o ponto absolutamente novo, e talvez irreversível, na história, na qual a pergunta não é mais “o que podemos fazer com a técnica”, mas sim “o que a técnica pode fazer conosco”.
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