Métodos e práticas pedagógicas no ensino de geografia: análise comparativa dos estágios supervisionados no sertão alagoano em contextos pré e pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2025.e106818Palavras-chave:
ensino de Geografia, estágio supervisionado, pandemiaResumo
Este estudo analisa comparativamente as práticas pedagógicas no ensino de Geografia durante os estágios supervisionados em duas escolas públicas do sertão alagoano, nos contextos pré-pandêmico (2019) e pandêmico (2020-2021). Utilizando uma abordagem qualitativa, combinou pesquisa bibliográfica sistemática com análise reflexiva de diários de campo, planos de aula e materiais didáticos. No período presencial, destacou-se a eficácia de técnicas como demonstração com amostras de solo e aulas expositivas dialogadas, que promoveram alto engajamento discente (85% de participação). Já no ensino remoto, as limitações de infraestrutura digital (apenas 38% dos domicílios rurais com internet) exigiram adaptações criativas, como videoaulas e materiais impressos, mas revelaram fragmentação no aprendizado. Os resultados evidenciam desigualdades regionais agravadas pela pandemia, mas também a resiliência docente na mediação pedagógica. Conclui-se que a formação de professores de Geografia deve integrar saberes locais, tecnologias críticas e políticas públicas para infraestrutura digital, visando uma educação contextualizada no semiárido. O estudo reforça o papel do estágio como espaço de reflexão sobre práticas adaptáveis a crises.
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