Medios de comunicación y deficiencia: un abordaje interdisciplinar

Autores/as

  • Melina de la Barrera Ayres Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Adriano Henrique Nuernberg Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Carmen Silvia Rial Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2016v13n3p61

Resumen

http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2016v13n3p61

En este artículo reflexionaremos sobre el abordaje de la deficiencia física adquirida propuesta por la telenovela Viver a Vida (escrita por Manoel Carlos; producida y transmitida por Rede Globo en 2009 e 2010) y el blog Sonhos de Luciana (REDE GLOBO, 2010). Con esta finalidad, analizaremos la escena en que Luciana, protagonista de esta temática, visita la playa por primera vez después de haber adquirido la deficiencia. Partiendo de una perspectiva interdisciplinar se establece un diálogo entre tres áreas de conocimiento: la Comunicación Social (fundamentalmente los Estudios Culturales) que ampara la perspectiva a partir de la cual se comprenden los medios; la Antropología, área que contribuye con la mirada y la metodología, la etnografía de pantalla; y los Disability Studies, que aportan la base teórica para analizar la deficiencia.


 

Biografía del autor/a

Melina de la Barrera Ayres, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa CAPES para a realização da pesquisa.

Adriano Henrique Nuernberg, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua em projetos de pesquisa e extensão na área de Psicologia Escolar e Educacional e Estudos sobre Deficiência, orienta pesquisas e supervisiona estágios nestas áreas na graduação e pós-graduação. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Deficiência e o grupo de pesquisa Psicologia e Processos Educacionais, vinculado ao Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. 

Carmen Silvia Rial, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutora em Antropologie et Sociologie pela Université de Paris V. Professora Titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, os quais coordenou. Professora em diversas universidades entre as quais a UFRGS, a UNB, a Universidad de La República e a Universidade de Lisboa. Pesquisadora visitante na Universidad de Cádiz, na Universidad Complutense de Madrid, Visiting Scholar na Berkeley University. Pós-doutorados na EHESS, na Universite de Toulouse, e no LAS do College de France. 

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Publicado

2016-09-01

Número

Sección

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade