Cidade, universidade e percepções docentes no contexto da expansão interiorizada do ensino superior público no Estado do Ceará

Autores

  • Carlos Henrique Lopes Pinheiro Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, CE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2018v15n2p38

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a relação cidade/universidade a partir do processo de expansão e interiorização das instituições públicas de ensino superior no estado do Ceará. O desenvolvimento deste trabalho apoiou-se na pesquisa de base qualitativa, privilegiando abordagens narrativas sobre as trajetórias docentes, investigando o modo como os mesmos percebem e mantêm relações com o local de trabalho. Foram realizadas entrevistas com diretores de centros e com 49 docentes (27 do gênero masculino e 22 do gênero feminino) em todos os campi onde existem cursos presenciais de Instituições de Ensino Superior Públicas - IESP (estadual e/ou federal) no Ceará. A partir do material produzido foi possível constatar que existem inúmeras dificuldades de reconhecimento e pertencimento do/a docente com seu local de trabalho, que a análise da interiorização do ensino superior deve ser realizada, também, considerando aspectos subjetivos dos sujeitos que as constituem, que as dificuldades estruturais das cidades e o modo como o/a docente percebe, senti e se identifica com estas cidades pode resvalar sobre as condições e organização do trabalho por ele/a desenvolvido.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Lopes Pinheiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, CE

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Conhecimento e Inclusão social em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor na área das Ciências Humanas dos Cursos de Bacharelado e do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira em Redenção, CE, Brasil

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Publicado

28.05.2018

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade