A mulher negra professora e seus lugares de pertencimento
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2018v15n3p73Resumo
Este artigo é o resultado de uma investigação realizada com um grupo de mulheres negras professoras de um programa de formação continuada, promovido pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Focaliza a construção dos saberes profissionais, privilegiando as identidades de gênero e étnica. Para tanto, objetivou-se investigar como professoras negras egressas do Curso de Extensão em Educação e Culturas Afro-brasileiras do ODEERE têm articulado as questões de gênero e etnicidade aos seus saberes profissionais, buscando compreender os percursos e dilemas desse processo. Nesse sentido, analisou-se as categorias gênero, identidade étnica e saberes profissionais. Trata-se de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, ancorada na História Oral. Os achados apresentam elementos para pensar os sentidos atribuídos ao curso de formação continuada na percepção, reconhecimento e/ou embasamento teórico para a identidade de gênero e afirmação do pertencimento étnico, assim como a mobilização de saberes profissionais para lidarem com questões dessa natureza em suas práxis.
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