Potencialidades de um saber afrodiaspórico: reflexões a partir do reggae

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2022.e90233

Palavras-chave:

Música, Reggae, Descolonização do pensamento, Diáspora africana

Resumo

Este texto apresenta um ensaio teórico que tem por objetivo problematizar o reggae como um saber afrodiaspórico que pode contribuir para uma descolonização do pensamento. Para desenvolver nossas reflexões, analisamos elementos históricos do processo de constituição e desenvolvimento do reggae. Concluímos que o reggae propõe respostas à colonialidade que visam o reconhecimento e a credibilização de saberes comunitários enraizados na ancestralidade africana. Uma das principais potencialidades decoloniais do reggae está na sua configuração como um saber do cotidiano que conserva a rua como referência não apenas de expressão artística, mas de entretenimento, sociabilidade, pertencimento étnico e ação política. O reggae, neste sentido, apresenta uma ação duplamente decolonial, pois configura a produção de um saber vinculado ao cotidiano que é produzido por corpos que foram subalternizados pelo projeto colonial.

Biografia do Autor

Jaison Hinkel, FURB

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professor titular da Fundação
Universidade Regional de Blumenau, Departamento de Psicologia, Blumenau, Brasil

Kátia Maheirie, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento e Programa de Pós-graduação em Psicologia, Florianópolis, Brasil.

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Publicado

24.11.2022

Edição

Seção

Artigos - África e suas diásporas