Planejamento de ensino e Educação Física: uma revisão de literatura em periódicos nacionais

Autores

  • Luciana de Oliveira Nunes Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano da ESEFID da UFRGS
  • Denise Grosso da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Rio Grande do Sul
  • Cibele Biehl Bossle Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano ESEFID/UFRGS
  • Fabiano Bossle Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p280

Resumo

Neste estudo qualitativo objetivamos investigar como a temática planejamento de ensino vem sendo tratada na produção científica da Área de Conhecimento da Educação Física (EF). Foi realizada uma revisão de literatura em periódicos nacionais de estrato A1 a B2 do Qualis CAPES para a “Área de Avaliação Educação Física”, que compreendeu o período de 2001 até 2016.  Foi possível inferir que os estudos são pautados por reflexões e problematizações que enfatizam a necessidade de planejar coletivamente, a importância de vincular o planejamento à proposta do Projeto Político-Pedagógico, a coerência entre o que se planeja e a visão de sociedade e de aluno que queremos, e ainda a possibilidade que o exercício de planejar oferece no sentido de respaldar a EF como importante componente curricular. Destacamos que o planejamento participativo, embora não seja uma temática nova, vem ganhando força nos estudos encontrados, sobretudo no que se refere à participação ativa dos alunos na sua construção. 

Biografia do Autor

Luciana de Oliveira Nunes, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano da ESEFID da UFRGS

Mestranda em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS;
Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre;
Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil;
lucianaanunes@hotmail.com;
Rua Felizardo, 750/ Bairro Jardim Botânico/ Porto Alegre/ CEP 90690-200

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Rio Grande do Sul

Pós-Doutoranda UFRGS

Professora de Graduação ESEFID/UFRGS;

Cibele Biehl Bossle, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano ESEFID/UFRGS

Pós-Doutorado UFRGS

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS;

Professor de Graduação e Pós-Graduação ESEFID/UFRGS;

Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil;

fabiano.bossle@ufrgs.br

Downloads

Publicado

2017-09-28

Como Citar

Nunes, L. de O., da Fonseca, D. G., Bossle, C. B., & Bossle, F. (2017). Planejamento de ensino e Educação Física: uma revisão de literatura em periódicos nacionais. Motrivivência, 29(52), 280–294. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p280

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)