Aproximações com a educação libertadora de Paulo Freire: o caso de uma professora de Educação Física no “chão da escola”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e84435

Palavras-chave:

Idade Cronológica, Efeito da idade relativa, Desempenho, Basquetebol

Resumo

O presente ensaio é um texto autorreflexivo sobre qual a função social da escola e do professor de educação física a partir de questionamentos que surgiram ao longo da prática docente. Compreendendo a educação como um processo com vias à conscientização dos educandos, buscamos alinhar as expectativas entre a função da instituição escola, a função do professor de educação física e a nossa prática enquanto sujeitos sociais. Considerando o papel do professor frente a instituição escolar, apresentamos atravessamentos que confluíram para que a prática se ampare em uma relação horizontalizada com os educandos no intuito de que eles possam ser protagonistas, sujeitos da construção do seu conhecimento e ter uma visão ampliada de sua realidade, buscando assim uma educação libertadora.

Biografia do Autor

Jacqueline Zilberstein, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

Mestra em Ciências do Movimento Humano pela ESEFI/UFRGS.

Professora de Educação Física de Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS.

Lucas Lopez da Cruz, Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela ESEFID/UFRGS;

Analista em Educação de Jovens e Adultos no Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio.

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutor em Ciências do Movimento Humano/UFRGS.

Professor da Graduação e Pós-graduação ESEFID/UFRGS.

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Publicado

2022-03-11

Como Citar

Zilberstein, J., Cruz, L. L. da ., & Bossle, F. (2022). Aproximações com a educação libertadora de Paulo Freire: o caso de uma professora de Educação Física no “chão da escola”. Motrivivência, 34(65), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e84435

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