Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e85859

Palavras-chave:

Educação física escolar, Mediação pedagógica, Educação libertadora, Paulo Freire, Didática

Resumo

Este artigo de revisão sistemática buscou compreender como a mediação pedagógica vem sendo compreendida pela literatura científica da Educação Física Escolar quanto à produção do conhecimento. Para tal, consultamos duas bases de dados nas quais identificamos 9 artigos que atendiam aos critérios estabelecidos. Identificamos que a mediação pedagógica se apresenta fundamentada, com expressiva referência, nos estudos de Vygotsky, destacando-se a teoria sobre a zona de desenvolvimento proximal como suporte teórico-metodológico aos processos de ensino e aprendizagens da Educação Física Escolar. Em vista disso, localizamos 3 palavras-chave transversais aos estudos analisados (Comportamento, Sistematização do Conhecimento e Intervenção), a partir das quais estabelecemos categorias de análise e apresentamos as sínteses de nossas interpretações. Para esse diálogo, buscamos suporte na Educação Libertadora de Paulo Freire, o que nos permitiu sugerir pelo reposicionamento da mediação pedagógica na Educação Física Escolar na perspectiva da pedagogia do oprimido.

 

Biografia do Autor

Gabriel Ziel Boldori, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando do curso de Bacharelado em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Tem formação em Licenciatura em Educação Física pela ESEFID/UFRGS. Foi bolsista de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superor (PIBID/CAPES). Foi estagiário da Secretaria de Educação do Município de Porto Alegre (SMEDPOA), trabalhando com educação inclusiva. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID (PPGCMH/ESEFID). Tem interesse nos seguintes temas: Educação Física, Educação Física escolar, Teoria/pedagogia Crítica, Educação Libertadora, Etnografias, Autoetnografias, estudos curriculares, didática e metodologias de ensino, formação de professores e práticas pedagógicas.

Lucas Silva Skolaude, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós Graduação Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre pelo PPGCMH (2017). Formado em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2012). Professor da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Membro do grupo de pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador com a Cultura Kaingang, nas aulas de Educação Física em escolas da Rede Estadual do Rio Grande do Sul.

Márcio Cardoso Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física licenciatura plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, (UNISINOS-2003), Mestrado em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS-2017), doutorando em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2019), atualmente é professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. É pesquisador do grupo de pesquisas Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Tem interesse nos seguintes temas: Educação Física, Educação Física escolar, Teoria/pedagogia Crítica, Educação Libertadora de Paulo Freire, Educação das relações étnico raciais (ERER), Educação Antirracista, Etnografias, Autoetnografias, estudos curriculares, Didática, formação de professores e práticas pedagógicas.

Samuel Nascimento de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2021), com Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2016) e Graduação em Educação Física pela URI (2009). Atualmente é Professor de Educação Física na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Guarani das Missões/RS e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul campus Sertão/RS, possui experiência docente no ensino de Esportes para crianças e jovens. Membro do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS), com experiência nos temas: Educação Física Escolar, Práticas Pedagógicas da Educação Física, Formação de Professores, Educação Libertadora de Paulo Freire, Descolonização, Resistência, Etnografia, Autoetnografia e Autoetnografia Crítica.

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano atuando na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2010); Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2008); Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2003); Graduado em Educação Física - Licenciatura plena - pelo IPA (1991). Coordenador do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Experiência na Área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Paulo Freire, Educação Física Escolar Crítico-Libertadora, Educação Crítica e Educação Libertadora, Etnografias e Autoetnografias Críticas.

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Publicado

2022-05-30

Como Citar

Boldori, G. Z., Skolaude, L. S., Coelho, M. C., de Araújo, S. N., & Bossle, F. (2022). Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento. Motrivivência, 34(65), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e85859

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