Os conteúdos de ensino da Educação Física escolar: um estudo de revisão nos periódicos nacionais da área 21
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p205Resumo
Este estudo de revisão teve como objetivo analisar a produção de acadêmica sobre o tema conteúdos de ensino da educação física escolar. Foram revisados periódicos da área 21 com extrato Qualis Capes de A2 a B4, postados até novembro de 2015, e selecionados 28 artigos que discutiam os conteúdos nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de modo central. Mesmo propondo novas justificativas para confirmar a presença dos esportes na escola, bem como a importância de práticas corporais inovadoras, é fundamental atentar para o modo como os conteúdos são – ou não são – problematizados e analisar criticamente porque alguns conteúdos são selecionados em detrimento de outros. Ao final, são apresentados o multiculturalismo e as bases teóricas da pedagogia crítica como possibilidade de promover aprendizagens significativas e formalizar a cultura dos estudantes na escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).