Os conteúdos de ensino da Educação Física escolar: um estudo de revisão nos periódicos nacionais da área 21

Samuel Nascimento de Araújo, Leandro Oliveira Rocha, Fabiano Bossle

Resumo


Este estudo de revisão teve como objetivo analisar a produção de acadêmica sobre o tema conteúdos de ensino da educação física escolar. Foram revisados periódicos da área 21 com extrato Qualis Capes de A2 a B4, postados até novembro de 2015, e selecionados 28 artigos que discutiam os conteúdos nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de modo central. Mesmo propondo novas justificativas para confirmar a presença dos esportes na escola, bem como a importância de práticas corporais inovadoras, é fundamental atentar para o modo como os conteúdos são – ou não são – problematizados e analisar criticamente porque alguns conteúdos são selecionados em detrimento de outros. Ao final, são apresentados o multiculturalismo e as bases teóricas da pedagogia crítica como possibilidade de promover aprendizagens significativas e formalizar a cultura dos estudantes na escola.


Palavras-chave


Educação Física escolar; Conteúdos de ensino; Ensino fundamental; Ensino médio; Estudo de revisão

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p205



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA