Educação Física escolar, anos iniciais e aprendizagens: uma revisão de literatura em periódicos nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83736

Resumo

Nesta revisão de literatura integrativa objetivamos identificar como a Educação Física escolar, nos anos iniciais, vem sendo abordada do ponto de vista das aprendizagens construídas. Para tanto realizamos uma busca em periódicos nacionais de estratos A1 a B5 do Qualis CAPES para “Área de Avaliação Educação Física”, nos últimos dez anos. Foi possível identificar que as aprendizagens que se pretende para esta etapa de ensino demonstram estarem, em grande medida, pautadas por habilidades e competências enraizadas na racionalidade técnico-instrumental. Contudo outras abordagens que buscam questionar e reconfigurar os documentos oficiais em diálogo com uma perspectiva crítica, contextualizada, coletiva e dialética também, ainda que em menor número, vêm se fazendo presentes nas produções acadêmicas.

Biografia do Autor

Luciana Oliveira Nunes, UFRGS

Doutorado em andamento em Ciências do Movimento Humano - UFRGS Professora da Rede Municipal de Porto Alegre/RS

Jacqueline, UFRGS

- Mestrado em Ciências do Movimento Humano -UFRGS; - Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS

Fabiano, Ufrgs

- Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano - UFRGS; - UFRGS,

Referências

ANDRADE, Leonardo Carlos de; ANDRADE, Jéssica da Silva Duarte de; MOURA, Sérgio de Almeida. Pedagogia histórico-crítica e Educação Física: o ensino das práticas corporais de aventura nos anos iniciais. Motrivivência, Florianópolis, v.32, n.63, p. 01-15, jul./dez., 2020.

APPLE, Michael Whitman. Conhecimento Oficial. A educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

ASSIS, Amanda Dória; PONTES, Maicon Felipe Pereira. Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a atuação docente. Motrivivência, Florianópolis, v.27, n.45, p. 113-123, 2015.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5ª Edição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013.

BELLUZZO, Priscila Ribeiro et. al. Desempenho motor de escolares matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v.10. n.62, p. 773-781, nov./dez., 2016.

BRANDL, Carmem Elisa Henn; BRANDL NETO, Inácio. A importância do professor de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v.13, n.2, p. 97-106, jul./dez., 2015.

BRANDL NETO, Inácio. Situações cooperativas nas aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v.13, n.2, p. 11-25, jul./dez., 2015.

CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRACHT, Valter. O Tempo e o Lugar de uma Didática da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.28, n.2, jan., p. 21-37, 2007.

COSTA, Catia Silvana; MONTEIRO, Maria Iolanda. A educação física e as possíveis interdisciplinaridades nos anos iniciais do ensino fundamental. Holos, ano 35, v.6, p. 01-20, 2019.

CRUZ, Marlon Messias Santana; CASTRO, Pedro Alves. Educação física nas séries iniciais do ensino fundamental na cidade de Guanambi/BA: entre a legalidade e a legitimidade. Horizontes - Revista de Educação, Dourados –MS, v.5, n.10, p. 53-69, jul./dez., 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Partir da infância: diálogos sobre educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GIROUX, Henry A. (Org). Os Professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

LUZ, Leonardo Marcelino; MAGALHÃES, Kresley Neri. Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: significações de uma professora. Conexões, Campinas, v13, n.2, p. 168-184, abr./jun., 2015.

MALDONADO, Daniel et. al. A Brincadeira e o Jogo no Currículo da Educação Física: a concepção apresentada na versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular. Licere, Belo Horizonte, v.20, n.4, dez./2017.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto - enferm., Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, dez., 2008.

NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.40, n.3, p. 215-223, 2018.

REZER, Ricardo. Conhecimento, Prática pedagógica e Educação Física: aproximações com o campo da Didática... Movimento, Porto Alegre, v.21, n.3, p. 803-814, jul./set., 2015.

SILVA, Francisco Celso Lima da et. al. Organização didático-metodológica de aulas de educação física no ensino fundamental: estudo de caso. Conexões, Campinas, v13, n.3, p. 231-241, jul./set., 2015.

Downloads

Publicado

2022-04-14

Edição

Seção

Porta Aberta