Educação Física escolar, anos iniciais e aprendizagens: uma revisão de literatura em periódicos nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83736

Resumo

Nesta revisão de literatura integrativa objetivamos identificar como a Educação Física escolar, nos anos iniciais, vem sendo abordada do ponto de vista das aprendizagens construídas. Para tanto realizamos uma busca em periódicos nacionais de estratos A1 a B5 do Qualis CAPES para “Área de Avaliação Educação Física”, nos últimos dez anos. Foi possível identificar que as aprendizagens que se pretende para esta etapa de ensino demonstram estarem, em grande medida, pautadas por habilidades e competências enraizadas na racionalidade técnico-instrumental. Contudo outras abordagens que buscam questionar e reconfigurar os documentos oficiais em diálogo com uma perspectiva crítica, contextualizada, coletiva e dialética também, ainda que em menor número, vêm se fazendo presentes nas produções acadêmicas.

Biografia do Autor

Luciana Oliveira Nunes, UFRGS

Doutorado em andamento em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Professora da Rede Municipal de Porto Alegre/RS

Jacqueline Zilberstein, UFRGS

- Mestrado em Ciências do Movimento Humano -UFRGS;

- Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS

Fabiano Bossle, Ufrgs

- Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano - UFRGS;

- UFRGS,

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Nunes, L. O., Zilberstein, J. ., & Bossle, F. . (2022). Educação Física escolar, anos iniciais e aprendizagens: uma revisão de literatura em periódicos nacionais. Motrivivência, 34(65), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83736

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