Os conteúdos de ensino da Educação Física escolar: um estudo de revisão nos periódicos nacionais da área 21

Autores

  • Samuel Nascimento de Araújo Prefeitura Municipal de Guarani das Missões (RS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) DIMEEF - Grupo de pesquisa em didática e metodologia de ensino da Educação Física E. M. E. F. São José; E. M. E. F. Clemente Soltis Tempo Integral
  • Leandro Oliveira Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fabiano Bossle Professor de Graduação e Pós-graduação ESEF-UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p205

Resumo

Este estudo de revisão teve como objetivo analisar a produção de acadêmica sobre o tema conteúdos de ensino da educação física escolar. Foram revisados periódicos da área 21 com extrato Qualis Capes de A2 a B4, postados até novembro de 2015, e selecionados 28 artigos que discutiam os conteúdos nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de modo central. Mesmo propondo novas justificativas para confirmar a presença dos esportes na escola, bem como a importância de práticas corporais inovadoras, é fundamental atentar para o modo como os conteúdos são – ou não são – problematizados e analisar criticamente porque alguns conteúdos são selecionados em detrimento de outros. Ao final, são apresentados o multiculturalismo e as bases teóricas da pedagogia crítica como possibilidade de promover aprendizagens significativas e formalizar a cultura dos estudantes na escola.

Biografia do Autor

Samuel Nascimento de Araújo, Prefeitura Municipal de Guarani das Missões (RS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) DIMEEF - Grupo de pesquisa em didática e metodologia de ensino da Educação Física E. M. E. F. São José; E. M. E. F. Clemente Soltis Tempo Integral

Professor de Educação Física da rede municipal de ensino em Guarani das Missões (RS), membro do DIMEEF (Grupo de Pesquisa em Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física), Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Bolsista CAPES.

Leandro Oliveira Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Ciências do Movimento Humano do Programa de Pós-graduação ESEF-UFRGS.

Fabiano Bossle, Professor de Graduação e Pós-graduação ESEF-UFRGS.


Professor adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2011); Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2008); Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2003); Especialização em Ciências do Esporte pela UFRGS (1995); Graduado em Educação Física - Licenciatura plena - pelo IPA (1991)

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

Araújo, S. N. de, Rocha, L. O., & Bossle, F. (2017). Os conteúdos de ensino da Educação Física escolar: um estudo de revisão nos periódicos nacionais da área 21. Motrivivência, 29(51), 205–221. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p205

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)